AS4

Está na semana

Ir

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

BEM VINDOS A SEMANA 7

Gravidez

O bebé.

O cérebro. O grande sucesso alcançado pelo bebé na semana passadafoi o encerramento do tubo neural. Esta semana, o seu pequeno génio trabalha na construção do cérebro. Embora este órgão não complete o seu desenvolvimento até muito depois do nascimento, as suas secç̵es fundamentais são criadas agora. ÌÛ medida que a semana avança, o cérebro dividir-se-á em trÌ»s partes: o cérebro anterior, o cérebro médio e o cérebro posterior. O cérebro anterior é o responsável pelo raciocínio, pela solução de problemas e pela formação e retenção de recordaç̵es. O cérebro médio funciona como uma espécie de polícia de trÌ¢nsito, retransmitindo os sinais eléctricos para o seu destino final no cérebro. E o cérebro posterior ocupa-se da respiração, do ritmo cardíaco e do movimento muscular.

Mas nem toda a acção está na parte superior. As extremidades também crescem a bom ritmo. Os braços e as pernas já existem, embora neste momento pareçam uns remos.

As medidas.

O feto mede entre 4 e 8 milímetros de comprimento esta semana, um pouco mais do que a largura da unha do dedo mindinho.

A gravidez

ÌÛ casa de banho! Sente a necessidade de estar sempre a urinar? As mudanças hormonais e o aumento do fluxo sanguíneo fazem com que o seu corpo produza mais líquidos, que depois tem de eliminar. Mas isso não significa que tenha de reduzir a sua ingestão de água; muito pelo contrário, deve fazer um esforço por beber mais água do que antes.

Hábitos saudáveis.

Ìä possível que na primeira visita de assistÌ»ncia pré-natal, o seu médico ou parteira a advirtam sobre os riscos da toxoplasmose, uma infecção que se transmite através da carne crua ou mal passada e das fezes dos gatos. Esta infecção é prejudicial para o feto, mas não para si (a não ser que o seu sistema imunológico esteja debilitado). Talvez já tenha tido toxoplasmose sem o saber: se assim for, já está imune. Mas se não, as probabilidades de contrair esta doença actualmente são muito reduzidas, desde que se adoptem as devidas precauç̵es.

Para evitar entrar em contacto com o germe, coma os seus hamburgers e bifes bem passados e lave as mãos cuidadosamente depois de preparar a carne. Se realizar trabalhos de jardinagem, use sempre luvas para evitar tocar por acidente nas fezes de algum gato. Se tiver gatos, encarregue outra pessoa de mudar a areia durante o período da gravidez.

A voz dos especialistas.

Pergunta se o seu trabalho pode afectar a sua saúde? A maioria dos empregos não constituem qualquer perigo para as grávidas. Mas há excepç̵es, como os trabalhos nos quais se inalem vapores de produtos dissolventes ou que obriguem a levantar objectos pesados. Se for o seu caso, não há razão para deixar o trabalho, mas deve tomar algumas precauç̵es.

Pode interessar-te: