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BEM VINDOS A SEMANA 17

Gravidez

O seu bebé está a dar um esticão!

ESTA SEMANA, O FETO COMEÇA A ENGORDAR UM POUCO. A gordura que acumulou, também chamada tecido adiposo, ajuda a produzir e a manter o calor corporal. O tecido gordo é importante, já que é uma boa fonte de energia.

O coração do bebé.

O coração do seu bebé bombeia o equivalente a 22 litros de sangue por dia.

Como dormir.

Está habituada a dormir de barriga para baixo?  Em breve, será praticamente impossível deitar-se de barriga para baixo. Os especialistas recomendam dormir deitada sobre o lado esquerdo, para melhorar o fluxo sanguíneo até ao útero e feto.

O exercício é importante

Não seja preguiçosa. É importante fazer exercício durante a gravidez para manter uma boa circulação sanguínea. Se lhe der a preguiça, peça ao seu companheiro ou a uma amiga para lhe fazerem companhia.

Os hidratos de carbono.

A fruta é um hidrato de carbono complexo que contém grandes quantidades de fibra, que é muito útil contra a obstipação. Coma fruta e vegetais frescos ou congelados, uma vez que têm maior valor nutricional do que a variedade enlatada. Experimente comer fruta e cenouras cruas todos os dias como lanche. Coma os vegetais salteados, cozinhados no micro-ondas ou pouco cozidos a vapor, para que conservem as suas vitaminas e minerais.

Conte com ele.

Conte com o pai do bebé para o maior número possível de consultas de assistência pré-natal. Quanto mais participar desde o início, menos ansiedade sentirá no momento do nascimento.

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