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BEM VINDOS A SEMANA 5

Gravidez

O bebé.

A fonte de alimentação. A placenta, que se começou a formar na semana passada, e o princípio do cordão umbilical já trabalham para canalizar os nutrientes essenciais desde o corpo da mãe até ao embrião. O oxigénio, os aminoácidos, as gorduras e os açúcares desempenham o seu próprio e fundamental papel neste incrível projecto de construção.

As costas.

Uma das camadas de células especializadas vai formando o tubo neural, que mais tarde se transformará na coluna vertebral e no cérebro. Se o tubo neural não se formar correctamente pode aparecer a espinha bífida (uma complicação que impede que a espinal medula se feche por completo) ou outros transtornos desta índole. A espinha bífida é muito rara: só aparece 1 em cada 1.000 nascimentos. E é possível reduzir esta probabilidade ainda mais. A melhor arma contra as malformaç̵es de nascimento relacionados com a espinal medula é tomar um mínimo de 400 microgramas diárias de ácido fólico. O ideal é começar a tomá-lo ainda antes da concepção, consulte o seu médico.

O coração.

O coração é para já apenas um tubo cujas batidas são escassas e descoordenadas, se bem que se vão tornando mais regulares semana a semana.

As medidas.

O embrião mede já 2 ou 3 mm, o tamanho de um pequeno caroço de laranja.

A gravidez.

Um mar de emoç̵es. Como se sente agora que está realmente grávida? Se já está a tentar engravidar há algum tempo, é provável que esteja admirada. Também pode acontecer que esteja nervosa e pergunte se tudo correrá bem. Se a gravidez tiver sido uma surpresa, talvez esteja preocupada ou insegura. Todas estas emoç̵es, desde a alegria sem limites até ao orgulho maternal, passando pelo medo, são perfeitamente normais.

Tem que se cuidar.

No aspecto físico, é possível que tenha sintomas muito semelhantes aos que experimenta pouco antes da menstruação. Ìä frequente sofrer dores lombares e uma espécie de dores menstruais. Em vez de se resignar a sofrer o cansaço e os incómodos, permita-se respirar: tome um banho morno (não quente), ouça música relaxante ou faça uma sestazinha.

E por falar em cuidar de si, é o momento de tratar o seu corpo como o templo que é. Se ainda não o fez, deixe os hábitos prejudiciais, como o tabaco, o álcool ou as drogas.

A voz dos especialistas.

A voz dos especialistas. Comer para dois não significa comer o dobro. A maioria das mulheres gestantes não necessita de mais do que cerca de 300 calorias adicionais diárias. Isto traduz-se em qualquer das seguintes coisas: dois copos de leite meio-gordo, um gelado ou uma sandes de atumn

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