AS3

Está na semana

Ir

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

BEM VINDOS A SEMANA 6

Gravidez

O bebé.

A fechar etapas. Esta semana tem lugar um acontecimento importante: o tubo neural, que começou a formar-se na semana passada, começa a fechar-se sobre o que mais tarde será a espinal medula do bebé.

A formar a cara.

Embora o embrião ainda pareça um pequeno girino, já se começam a desenvolver dobras de tecido na parte superior, que mais tarde irão formar o queixo, as bochechas e a mandíbula. As partes que se transformarão nos olhos e no nariz começaram a sobressair, enquanto a estrutura do ouvido interno cresce para dentro.

A ganhar ritmo.

O tubo cardíaco, que se formou na semana passada, prossegue o seu desenvolvimento enquanto se vai transformando em quatro cavidades primitivas e começa a bater como um minúsculo tambor.

Outros órgãos vitais também começam a tomar forma, como os rins e o fígado. Cada pulmão é um tubo que começa a desenvolver estruturas em forma de bolsas; mas ainda lhes falta muito até estarem preparados para receber ar.

As medidas.

O feto continua a crescer e já mede cerca de 2,5 milímetros.

A gravidez.

Problemas com causa. As mudanças que o corpo experimenta no início da gravidez, embora emocionantes, podem ser por vezes difíceis de suportar. Lembre-se que cada um destes sintomas aparece por algum motivo. Ìä possível que tenha os peitos sensíveis devido ao aumento do fluxo sanguíneo; o seu corpo já trabalha a pleno rendimento preparando-os para o aleitamento. Use sempre um soutien confortável, inclusive ÌÊ noite, se isso a ajuda.

Talvez também sofra de obstipação, devido ao aumento da hormona progesterona, que atrasa o funcionamento do tracto digestivo. Para tratar deste problema, faça exercício regular e mantenha uma dieta equilibrada, com grande quantidade de alimentos de alto conteúdo em fibra, como fruta, legumes e cereais integrais. Também deverá beber mais água, um mínimo de oito copos por dia.

Os enjoos.

Cerca das 70% das mulheres grávidas sofrem de algum tipo de enjoos matinais, sobretudo durante o primeiro trimestre. A responsável destes enjoos é a hormona da gravidez (hCG), que começa a ser segregada a partir do momento da implantação do óvulo. Existem algumas medidas que se podem adoptar para controlar estes enjoos.

A voz dos especialistas.

A hormona que produz os enjoos matinais também pode provocar enxaquecas. Outros factores que podem causar dores de cabeça durante a gravidez são a fadiga, tensão, fome e o stress físico ou emocional.

Pode interessar-te:

Fraldas

Fraldas Dodot Sensitive

A nossa máxima proteção da pele