AS23

Está na semana

Ir

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

BEM VINDOS A SEMANA 26

Gravidez

Puxar o cordão umbilical, a sua nova distração.

O SEU ÚLTIMO TRUQUE é agarrar alguma coisa, como, por exemplo, o cordão umbilical. Agarrar é mais um dos muitos reflexos já mencionados. Se alguém aproximar um dedo a um recém-nascido, a força com que o agarra é surpreendente. Este é o momento em que o bebé pratica esta capacidade preênsil. O seu brinquedo favorito é o cordão umbilical, que não para de esticar e apertar. Não se preocupe: o cordão está preparado para isso.

Sente azia no estômago?

A azia no estômago é, normalmente, um dos mal-estares da gestação. Para aliviar estas dores, beba uma grande quantidade de líquidos, faça refeições ligeiras e não se deite imediatamente depois de comer.

Gengivas sensíveis e delicadas.

As gengivas podem sangrar ao lavar os dentes, mas não há motivos para se preocupar; é normal e habitual durante a gravidez. Experimente usar uma escova mais macia e lave os dentes com suavidade.

As estrias da gravidez.

Devido ao aumento do volume, a pele da barriga, da anca, das nádegas e das coxas dilata. Por este motivo, podem aparecer estrias. A sua extensão dependerá da robustez do tecido conjuntivo e do nível hormonal.

Para as prevenir, é importante fazer massagens sobre estas zonas. Existem preparados especiais contra as estrias da gravidez. Comente este assunto com o seu obstetra.

As constipações durante a gestação.

Se uma constipação já é bastante cansativa por si só, pior ainda quando se está grávida, uma vez que há que evitar alguns medicamentos na medida do possível. Perante qualquer dúvida, consulte o seu médico.

Pode interessar-te: