AS16

Está na semana

Ir

BEM VINDOS A SEMANA 19

Gravidez

A crescer sem parar!

"O QUE É ISSO CREMOSO QUE ME COBRE O CORPO?" É por volta desta altura que a pele começa a produzir uma substância cremosa chamada "vernix caseosa ", que é constituída por óleos segregados pela pele e pelo lanugo, os pelos finos que cobrem o corpo do feto.

Os detetores de metais dos aeroportos.

Não se preocupe: os detetores de metais dos aeroportos são totalmente seguros para as mulheres grávidas. Só as malas é que passam pelos raios X.

Cãibras nas pernas?

Se esticar os pés quando estiver deitada, é muito provável que sinta cãibras nas pernas, se tiver tendência para tal. Quando esticar as pernas, mantenha os pés fletidos.

Cloasma ou "máscara da gravidez".

Não tente lavar as manchas escuras que lhe aparecem na testa, no nariz ou nas maçãs do rosto. Não são sujidade, mas sim um problema comum da gravidez chamado cloasma ou "máscara da gravidez".

O seu coração começa a esforçar-se.

O seu coração trabalhará mais 40% ou 50% a partir de agora, até ao dia do parto. A sua capacidade aumentará de forma lenta mas segura.

As proteínas.

A carne vermelha é, provavelmente, a fonte mais conhecida deste nutriente essencial, mas não é necessário comer bife todos os dias. Existem muitos outros alimentos ricos em proteínas, como o peixe e a carne de aves.

O sexo durante a gravidez.

O sexo durante a gravidez pode não ser igual ao de sempre. Há mulheres que sentem um maior impulso sexual, e, outras, exatamente o contrário. Alguns homens sentem uma atração especial pela sua companheira, enquanto outros podem até sentir-se desconfortáveis. Seja qual for o caso, não existe uma regra definida. Depende, isso sim, de cada casal. E importante que digam o que sentem um ao outro.

Pode interessar-te: