AS12

Está na semana

Ir

BEM VINDOS A SEMANA 15

Gravidez

O seu bebé tem o tamanho de uma pequena toranja!

Se pudesse ver o interior do seu útero, veria um feto diminuto que pesa de 50 a 70 gramas e mede 10 ou 11 centímetros da cabeça ao rabinho (o tamanho de uma pequena toranja).

O ouvido.

O ouvido do bebé  desenvolve-se bastante cedo na gestação. As primeiras estruturas aparecem já na quarta semana de gravidez e, pouco a pouco, vão-se sofisticando até adquirirem a forma definitiva. No entanto, as ligações nervosas que permitirão a correta audição só estarão completas quando passar a semana 30.

As pequenas veias escurecem.

Os vasos sanguíneos dos seus seios e da sua barriga podem escurecer e tornar-se mais visíveis, devido ao facto da circulação acelerar para sustentar o feto. Depois do parto retomarão o seu aspeto normal.

Emoções descontroladas.

A relação com o seu companheiro vai mudar, com toda a certeza, nesta nova etapa das vossas vidas. Durante este período de transição, pode haver momentos de medo e de grande alegria. Mantenham as linhas de comunicação abertas e façam os possíveis para partilhar tanto os bons momentos da gravidez como os menos bons.

Pintar o cabelo durante a gravidez.

O medo das tintas ou das permanentes durante a gravidez existe porque as soluções químicas utilizadas podem ser absorvidas pelo fluxo sanguíneo através do couro cabeludo. No entanto, até à data, não existem estudos realizados que comprovem a relação entre o uso de tintas ou permanentes e defeitos na formação do feto. Além disso, na prática, vemos muitas grávidas que pintam o cabelo e não apresentam qualquer problema no desenvolvimento dos seus bebés.

O triplo screening.

Os exames pré-natais são fundamentais para o êxito da gestação. Alguns exames devem ser realizados em momentos concretos, pelo que é importante não faltar a nenhuma das consultas programadas. O triple screening deteta principalmente o risco do bebé ter Síndrome de Down. Consiste num exame combinado de análises ao sangue, entre as semanas 8 e 13, e uma ecografia, entre as semanas 11 e 13.

Pode interessar-te: