BEM VINDOS A SEMANA 11

Gravidez

Já consegue ouvir o seu coraçãozinho!

HÁ SEMANAS QUE O CORAÇÃO DO FETO BATE FURIOSAMENTE, mas agora fá-lo com força suficiente para que o seu médico ou parteira consigam ouvi-lo, com um aparelho especial chamado Doppler, e para que também você consiga ouvi-lo.

O coração do feto bate duas vezes mais rápido do que o da mãe, entre as 120 e 160 pulsações por minuto.

Pele e unhas.

Durante as últimas semanas, foi-se formando uma fina camada de pele sobre o corpo do feto. Agora, desenvolve-se uma camada específica que se converterá nas unhas dos dedos das mãos e dos pés.

Os desejos.

Na realidade, ninguém sabe porque os desejos aparecem durante a gravidez mas não restam dúvidas de que, em algum momento, quase todas as mulheres gestantes sentem desejos de consumir determinados alimentos. Não tem necessariamente que se submeter docilmente às exigências do seu corpo, mas também não tem que as ignorar, sobretudo se lhe apetecer algo saudável.

Dor de cabeça de origem hormonal?

As hormonas da gestação parecem provocar mais dores de cabeça em algumas mulheres do que noutras. Mas as hormonas não são a única causa. A fadiga, a tensão, a fome e o stress físico ou emocional podem causar dor de cabeça durante a gravidez, que parece ser de dois tipos: enxaqueca ou cefaleia de tensão.

Alimentos não recomendados.

É melhor precaver-se em excesso. Pode existir algum risco por consumir queijo fresco, peixe ou carne crus, portanto é melhor evitar essas coisas a partir de agora.

Boas opções serão os queijos curados, , já que são uma boa fonte de cálcio para os ossos e dentes, tanto da mãe como do feto.

Está pronta para um primeiro plano.

Peça ao seu companheiro para lhe tirar uma fotografia pelo menos uma vez em cada trimestre da gravidez. Também pode tirá-la você mesma. Um dia, o seu filho vai gostar de ver o aspeto que a mãe tinha quando o carregava dentro de si.

Consentimento de cookies