Um parque em casa

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Um parque em casa

A maioria das crianças gosta de brincar com a areia ao ar livre. Mas às vezes, as condições climatéricas impedem-nas de o fazer. A actividade seguinte consiste em trazer o parque até a casa de forma a que a criança possa cavar, peneirar e esgaravatar todo o ano.

Pegue num recipiente pouco profundo (ver sugestões mais à frente) e encha-o até meio com areia seca, fina e esterilizada. (Pode utilizar outro material, como alpista, mas a vantagem da areia é que se pode misturar com água.) Coloque o parque sobre uma mesa baixa ou estenda uma toalha de praia no chão e coloque-o em cima. Deixe perto alguns brinquedos para areia. Depois podem deixar a vossa imaginação voar. Cave um orifício, abra um caminho, encha um camião, faça uma montanha, enterre um tesouro ou ossos de dinossauro para que a criança os procure, faça um rio para os seus barquinhos, forme uma ilha ou construa um castelo de areia para que o destrua.

As crianças sentem uma atracção natural pela areia e por investigar as suas propriedades, que são únicas e que oferecem muitas possibilidades. Brincar com a areia fomenta a destreza manual, uma vez que as crianças utilizam as mãos para cavar, peneirar, esvaziar e moldar. Um parque em casa também é um bom instrumento para as brincadeiras de simulação se se adicionar alguns acessórios, como animais, pessoas e carrinhos de brincar.
 

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.