A impressão

Imprimir desenhos em papel pode ser algo muito gratificante. à divertido procurar formas para as imprimir e os resultados encantarão o seu filho. E o melhor de tudo é que para fazer uma impressão em casa não necessita de muito mais do que os materiais que já tem à mão.

Procure utensílios de impressão. Encontrará facilmente alguns por casa. Experimente com passe-vite, formas para bolachas, tampas de tachos, rolhas de garrafas de diferentes tamanhos, recipientes de película fotográfica, rolos, esponjas cortadas de várias formas, um rolo de pintar e carros de brincar (para fazer marcas de pneus).

Prepare-se para a acção. Cubra uma mesa baixa com jornais para que a limpeza seja fácil e ajude a criança a pôr um avental, uma bata ou uma camisa velha grande para que não suje a roupa. Coloque sobre uma bandeja os utensílios de impressão que recolheram. Pode utilizar folhas de papel normal em branco ou papel craft de cores, lenços de papel, papel de jornal, sacos de papel castanho, cartolina ou cartão.

Faça um carimbo. Necessitará de um material que absorva a tinta. Dobre várias folhas de papel de cozinha formando um rectângulo bastante apertado; coloque este carimbo na parte inferior de uma lata de café ou bandeja de polietileno. Deite um pouco de tinta sobre o carimbo. Comece por uma cor ou faça vários carimbos de diferentes cores.

Ao imprimir! Demonstre-lhe como se fazem as impressões, pressionando um objecto contra o carimbo e depois contra o papel. Juntos podem divertir-se fazendo desenhos repetitivos. À criança talvez lhe agrade imprimir desenhos sobre lenços de papel para fazer papel de embrulho, sobre o papel dobrado para fazer cartões, sobre sacos castanho para guardar coisas para as festas, sobre cartolina para fazer um grande mural em conjunto ou inclusivamente sobre cartões individuais para fazer uma brincadeira de pares.

À medida que as crianças vão criando diversos desenhos repetitivos, vão aprendendo acerca das cores, das formas, dos desenhos e da composição. Também adquirem um maior controlo dos músculos das mãos e dos dedos, que são tão importantes para escrever ou desenhar e para desenvolver capacidades, tais como atar os atacadores dos sapatos ou abotoar os botões do casaco.

Consentimento de cookies