Boas sensações

Boas sensações

Os bebés conhecem o mundo através dos sentidos. Esta é uma actividade que trabalha a sensibilidade do recém-nascido perante diferentes texturas. Apresente-lhe diversos tipos de tecidos: algodão, linho e seda e observe as suas reacções.

Procure diferentes tecidos no armário e nas gavetas. Procure um lugar quente e sem correntes de ar e deixe alguns destes tecidos no chão. Depois coloque o recém-nascido (apenas com a fralda) em cima dos tecidos e deixe que ele as toque. Se o bebé já for mais crescido, pode acariciar suavemente o seu braço ou a sua bochecha com um pedaço de tecido para ver como reage. Fale à criança enquanto lhe toca com os tecidos: "Olha que sensação tão suave que tens na pele... Isto é seda", etc. O seu filho aprende a agarrar e largar objectos desde os 4 meses e ficará contente por tocar nas diferentes texturas. No final peça-lhe que escolha um destes objectos como o seu objecto favorito.

As actividades baseadas nas texturas ajudam o recém-nascido a conhecer melhor as sensações de duro e mole, áspero e suave e as diferentes graduações intermédias. Evitar deixar os bebés pequenos sozinhos com tecidos grandes: podem sufocar.

Pode interessar-te: