A casa de brincar

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

A casa de brincar

A partir dos 18 meses, muitas crianças desfrutam activamente do mundo da simulação. O seu filho pode embalar um peluche ou uma boneca para que durma, simular que fala ao telefone ou manter conversas animadas com amigos imaginários. Ajude-o a criar um cenário para as suas brincadeiras de imaginação construindo-lhe ?a sua própria casa?.

Nas lojas existem muitas casas de brincar de madeira ou de plástico. Mas também pode improvisá-la você mesma. Comece por fazer os elementos da cozinha com caixas de cartão: por exemplo, pode utilizar caixas de tamanho médio para fazer a cozinha, a bancada e o frigorifico (veja A extraordinária caixa de cartão normal). Ponha uma mesa pequena e um par de cadeiras. Procure acessórios em casa (telefones, tachos, fruta e legumes de plástico, uma pequena cómoda, etc.), tendo em conta que as crianças gostam de brincar com coisas de verdade. Reserve um canto da divisão para a casinha de brincar. Leve o seu novo mobiliário para esse canto e faça com que ele saiba que é todo seu. Desfrutará da sua companhia e ficará contente quando o visitar para tomar um chá.

As brincadeiras de simulação permitem às crianças reproduzir as atenções que receberam em casa e representar situações que poderiam ser confusas ou causar-lhes ansiedade ou frustração (como a chegada de um novo irmãozinho ou de uma consulta ao médico). Quando as crianças simulam, são elas quem estabelecem as regras e por isso sentem que são todas poderosas e que têm o controlo do seu mundo.
 

Pode interessar-te: