Actividades para o desenvolvimento psicomotor de bebés dos 18 aos 24 meses

A criança vai amadurecendo e consolidando tudo o que aprendeu até agora. Esta é a etapa da grande maturidade da motricidade. A criança anda sozinha, consegue fazê-lo de costas e para trás e, inclusive, puxando um brinquedo com rodas. Consegue correr e sabe sentar-se sozinha numa cadeirinha, ainda que com dificuldade. Além disso, consegue agachar-se e apanhar um brinquedo sem cair. A partir desta idade, a criança é capaz de manter o equilíbrio.

No final desta etapa, a criança é capaz de brincar de cócoras, de jogar à bola chutando-a sem precisar de apoio ou de a atirar com as mãos sem cair. Usa as mãos com independência. Sabe despir-se (menos desapertar botões). Se lhe damos uma colher, sabe comer e imita traços com um lápis, primeiro verticais e, posteriormente, horizontais.

Desenvolve a capacidade de construir o jogo simbólico, isto é, consegue imaginar que uma pedra é um avião e fazer com que se desloque pelo ar. Este é um desafio importante, pois descobre que alguns objectos podem representar outros, sem ser necessário estarem presentes. Este tipo de pensamento é o precursor do raciocínio abstracto.

Começa a dar nomes aos objectos desenhados, junta duas palavras, isto é, inicia a frase, utiliza a palavra NÃO e sabe identificar algumas partes do seu corpo.

Actividades de estimulação

• Espalhem pequenos obstáculos pelo chão e estimulem a criança a pisá-los, para que aprenda a andar sobre superfícies diferentes. • Dêem a mão à criança e andem mais rápido, dando passos largos, correndo e muito devagar, de forma alternada. Pode-se fazer o mesmo jogo mas gatinhando. • Joguem à bola com a criança, chutem-na e passem-na com as mãos de forma a que tenha de persegui-la para a alcançar. Incentivem-na a chutá-la na vossa direcção, agora já de forma mais aperfeiçoada relativamente às etapas anteriores. • Se a criança está sentada no chão, podem dar-lhe uma bola para que atire para dentro de um cesto. • Dêem uma vassoura à criança para que brinque imaginando que é um cavalinho. • Convidem a criança a apanhar os brinquedos do chão agachando-se e sem largar a vossa mão. • Ensinem-na a subir escadas e depois a descê-las, apoiando os dois pés no mesmo degrau.

Consentimento de cookies