Actividades para o desenvolvimento psicomotor de bebés dos 12 aos 18 meses

à uma etapa na qual a criança tem muito mais autonomia nos seus movimentos, já que foi amadurecendo e consolidando tudo o que aprendeu até então. Por conseguinte, demonstra maior mobilidade e segurança nas suas deslocações.

Se a deixar deitada de costas, já é capaz de se sentar ao virar-se, apoiando-se sobre uma mão, sem precisar de se virar de barriga para baixo como fazia antes.

Já anda sozinha, sem precisar de ajuda. Se cai, consegue levantar-se do chão, também sem ajuda.

Sentada no chão, consegue atirar uma bola, colocar argolas num pau vertical, fazer uma torre de dois cubos e pôr e tirar tampas de caixas. Se lhe dermos uma história, consegue virar as páginas, ainda que de quatro em quatro.

Esta etapa caracteriza-se pelo facto da criança explorar as propriedades reais e as potencialidades dos objectos de forma muito activa e intencional por experiência-erro, fundamentalmente à procura de novas e diversas formas de actuar sobre os mesmos.

A extroversão intelectual atingiu agora a sua plenitude. A criança aproxima-se do mundo que a rodeia de forma experimental. Quando se depara com um objecto/brinquedo novo, tentará pôr a nu as suas propriedades estruturais e funcionais de forma activa, experimentando com ele várias formas de actuar, obtendo novas formas de brincar a partir de outras por ela já conhecidas. à capaz de repetir os jogos que funcionaram melhor de forma intencional e deliberada.

Relativamente à linguagem, a criança já é capaz de entender muitas das palavras que lhe dizemos e obedece a ordens por gestos.

Actividades de estimulação

• A criança diverte-se com os brinquedos que se deslocam (camião, animal, comboio, etc.). • Brinca com caixas de diferentes tamanhos. • Brinca com brinquedos que têm mobilidade, quer seja a pilhas ou de corda. • Entretém-se com carrinhos de bebé, carrinhos de mão ou aros. • à a fase em que a criança consegue entreter-se a brincar com plasticina. • A partir de agora, o bebé pode brincar com peças de encaixar e puzzles. • Incentivem a criança a andar sozinha. Ponham-se à sua frente com os braços esticados, para que se sinta segura, e incentivem-na a ir ao vosso encontro. • Podem dar a mão à criança, atirar uma bola ou um globo pelo chão e correr atrás deles. • Empurrem um carrinho, um comboio, etc. pelo chão e incentivem a criança a persegui-lo. • Podem brincar a segurar num cesto cheio de objectos (brinquedos, bolas, molas da roupa, caixas de plástico, etc.) e estimulá-lo a tirá-los do mesmo e a colocá-los em cima de uma mesa, incentivando o bebé a agachar-se e a levantar-se. • Incentivem a criança a empurrar um carrinho para apanhar os brinquedos do chão. Deste modo, estimulá-la-ão novamente ao exercício de se agachar e de se levantar. • Outro jogo divertido pode consistir em amontoar almofadas de diferentes formas e tamanhos e colocá-las no chão sob a forma de degraus, para que a criança possa subir pelas mesmas. • Ensinem à criança como os diferentes animais (cão, gato, canguru, rã, pássaro, serpente, etc.) caminham e estimulem-na a imitá-los. Ao mesmo tempo, simulem o som do animal que imitarem. • Coloquem-se de frente para uma escada e dêem a mão ao bebé, enquanto o incentivam a subir, com a vossa ajuda. • Podem ensiná-lo a chutar uma pequena bola ou um globo, dando-lhe a mão para que não caia.

Consentimento de cookies