Afunda-se ou flutua

Afunda-se ou flutua

Incentive o seu jovem cientista a explorar um conceito como a flutuação. Convide a criança a pôr diferentes objectos a navegar num tanque em miniatura. Deixe que ele descubra quais são os que se afundam e quais são os que flutuam.

Encha uma tigela de água até meio e deixe junto dela uma bandeja com diversos objectos de diferentes densidades. Também pode incluir pequenos pedaços de cortiça, madeira, papel e plástico, juntamente com uma folha, uma pedra, uma esponja, um pequeno sabonete e uma garrafa de plástico com a rolha bem fechada. Deixe que a criança experimente os objectos e que descubra ela própria quais são os que se afundam e quais são os que flutuam. Incentive-a a tentar adivinhar o que se vai passar para depois ver se se cumpre a sua previsão. Dê-lhe dois pequenos recipientes de plástico para classificar os que se afundam e os que flutuam.

O estudo prático de conceitos científicos, como a flutuação, oferece à criança uma oportunidade natural de formular perguntas e pôr à prova as suas teorias sobre como funcionam as coisas.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.