A arte da colagem

A arte da colagem

Fazer uma colagem implica manusear e colar vários materiais e objectos ao gosto da criança sobre uma superfície plana. Ã muito fácil fomentar este valioso processo criativo em casa. As indicações seguintes podem ser úteis para iniciar a criança nesta arte.

Sobretudo, simplicidade. Um bom ponto de partida para muitas crianças pequenas é uma colagem de autocolantes. Dê à criança uma folha de papel e alguns autocolantes. Desta forma, evitar-se-á ter de aplicar cola, o que é difícil para algumas crianças. Também pode oferecer-lhe fita cola transparente. Utilize um pouco de fita para colar um pedaço de fita cola a uma mesa, com o lado adesivo virado para cima. Convide a criança a colocar sobre esta superfície alguns objectos planos, como folhas de árvores, pequenas formas recortadas de papel ou tiras de tecido. Coloque outro pedaço de fita cola em cima, com o lado adesivo virado para baixo, de modo a que os objectos fiquem no meio. Fixe a colagem numa janela para que os raios do sol passem através dela.

Recolher objectos interessantes. Procurar materiais pode converter-se numa verdadeira aventura. Unicamente o que é preciso é que tudo o que recolham esteja limpo, não seja tóxico nem tenha arestas afiadas e não seja nada com que a criança se possa asfixiar. Acostume-as a procurar objectos interessantes quando forem passear, uma vez que é uma boa forma para a criança abrir os olhos para o mundo que a rodeia. Folhas, raminhos, sementes, nozes, pedrinhas, conchas e vidros de cores arredondados encontrados na praia são bons materiais. Em casa também há possibilidades, como rolhas de cortiça, rolhas de garrafa de outro tipo, bolas de polietileno, restos de tecidos, pequenas caixas de cartão, rolos de papel higiénico e caixas de ovos. O papel é outra fonte de inspiração: experimente cortar papel de embrulho, postais de parabéns, revistas e fotos de catálogos de sementes. Classifique tudo por tamanho, cor ou material (o seu filho adorará ajudar!) e guarde em recipientes etiquetados.

A apresentação deve ser atractiva. Organize os materiais de modo que convidem a criança a participar. Ponha alguns materiais sobre diferentes tampas de caixas de ovos. Realize uma primeira pré-selecção para evitar que a criança se aborreça. O lado cortado da caixa pode utilizar-se para realçar pequenos objectos específicos, como uma folha de árvore, uma concha ou um pedaço de tecido ou papel interessante. Dê tempo à criança para manusear e analisar os objectos e materiais e fale-lhe da sua forma, textura, cor e tamanho. Verifique se a criança gostaria de criar uma obra temática, como uma colagem feita de todo o tipo de coisas de cor branca, ou de círculos, ou com saliências, ou uma mini-colagem, ou uma colagem feita totalmente de madeira ou de materiais naturais.

A base deve ser firme e plana. Dê à criança um bocado de papel grosso, um prato de papel ou um pedaço de cartão. Para colar papel pode utilizar cola em batom, mas se for colar objectos tridimensionais mais pesados é melhor a cola branca. Deite um pouco de cola branca num recipiente de plástico e dê à criança um pincel para colar. Se é a primeira experiência do seu filho com cola, ensine-o a colocá-la sobre o material e a pressionar depois o lado com cola contra a base. Tenha sempre à mão uma tesoura para crianças, caso o seu filho queira cortar algo à medida. Descreva o que está a fazer enquanto trabalha, para que ele compreenda bem todo o processo. Fomente a sua criatividade e certifique-se de que a colagem seja aquilo que ele quer e não o que você quer.

À medida que uma criança vai descobrindo novas formas de utilizar os objectos que encontra, aumenta a sua capacidade de inventar. Cortar, montar e colar pequenos objectos sobre uma superfície melhora a sua coordenação das mãos e olhos, e afina a motricidade dos seus músculos. Criar uma colagem pode fazer disparar a imaginação do seu filho e inclusivamente dar-lhe uma maior consciência de si próprio enquanto apresenta os seus pensamentos e ideias à sua maneira.

Pode interessar-te: