A pesca magnética

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

A pesca magnética

As crianças necessitam de diversas oportunidades para conhecer as letras e os números. Na pesca magnética, a criança aprende pescando os símbolos que reconhece num tanque simulado com uma bacia, utilizando para isso uma cana de pesca improvisada.

Faça uma cana de pesca simples atando aproximadamente metro e meio de corda à extremidade de um pau com cerca de 60 a 90 cm de comprimento. Ate um íman em forma de U no final da corda. Separe os números ou as letras magnéticas para que não se colem uns aos outros e encha depois uma bacia ou uma terrina com três quartos (3/4) de água. Deite os números ou as letras para dentro, a pouco e pouco. Quem sabe se não quererá começar com as letras do nome do seu filho ou com os números que ele já conhece. Depois deixe que a criança os pesque com a sua nova cana. À medida que os vai tirando, peça-lhe que diga o que ele pescou. Faça a conversão numa brincadeira à base de perguntas: "Podes apanhar a inicial do teu nome? ?Que letra vem a seguir?" "Podes apanhar um 3?" "Que outros números queres pescar?" Depois faça você, para ver o que tira.

Nestas idades, as crianças começam a reconhecer que o mundo está cheio de símbolos. Com a pesca de letras e números magnéticos, anima o seu filho a pôr à prova o seu crescente conhecimento destes símbolos tão importantes.
 

Pode interessar-te: