Pista de obstáculos

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Pista de obstáculos

Os bebés são aprendizes sensoriais. O seu conhecimento e compreensão do mundo começa pela estimulação de todos os seus sentidos.

O bebé já se movimenta e tem muitas coisas para ver e sítios para onde ir. Prepare-lhe uma pista de obstáculos que o ponha à prova fisicamente e lhe sirva para aprender o que significa acima, abaixo e à volta.

Na montanha: Empilhe alguns travesseiros e almofadas da cama ou de sofá. Estenda um lençol por cima para que não se sujem. Proponha à criança que "escale a montanha", segurando-a pelas mãos ou pelo corpo enquanto ela escala. Não se esqueça de lhe dizer o que é que ela está a fazer: 'Estás a escalar a montanha. Que alto que estás a subir! Já chegaste ao ponto mais alto e agora... estás a passar POR CIMA!'. Variação: Faça com que a montanha seja o seu próprio corpo. Sente-se no chão e dobre os joelhos para que formem um pico. Faça com que a criança escale a montanha desde os seus pés até à sua cabeça.

Por baixo da ponte: Faça uma ponte para que o bebé passe por baixo de gatas. Pode ser uma cadeira ou uma mesa, ou duas cadeiras encostadas com um espaço pelo meio e uma toalha por cima. Inclusivamente as suas pernas podem servir de ponte, quer esteja sentada ou de pé. Descreva à criança o que está a fazer enquanto passa por debaixo da ponte.

Através do túnel: Faça um túnel para que o bebé o atravesse de gatas. Corte ambas as extremidades de uma caixa de cartão média ou grande e coloque-a entre duas cadeiras para a segurar. (O pai e a mãe também podem servir de túnel se permanecerem em pé juntos com os pés separados.) Coloque um brinquedo numa extremidade e incentive a criança a passar pela caixa para o apanhar. Fale-lhe enquanto ela anda de gatas pelo túnel.

O seu bebé começa a saber que algumas coisas têm um nome e que se podem associar palavras às acções. Uma pista de obstáculos, com alguns bloqueios e desvios ao longo do caminho, servirá para melhorar a sua aptidão física. Também o ajudará a conhecer o espaço e as relações entre as coisas enquanto se arrasta, gatinha e anda até ao seu destino.

Pode interessar-te: