Pintar com os dedos

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Pintar com os dedos

A maioria das crianças gosta da sensação de pintar com os dedos. E em parte, o que é mais agradável é poderem sujar-se. Felizmente, é muito fácil participar nesta alegria e tomar algumas medidas preventivas para manter a sujidade controlada.

Coloque uma cobertura protectora. Escolha uma parte da casa adequada para deixar que a criança utilize as tintas. Depois cubra o chão e a mesa com papel de jornal. Ajude a criança a puxar as mangas para cima e a pôr um avental, uma bata ou uma camisa grande para proteger a roupa.

Experimentar a textura da tinta. Peça à criança que estenda um pouco de tinta sobre o papel, depois espalhe uma colherada (15 ml) de água sobre a superfície e mostre-lhe como se torna escorregadia. Também pode fazer ao contrário e deixar cair uma colherada pequena (5 ml) de tinta sobre o papel já humedecido. Compare as diferentes texturas.

Brincar com as cores. Comece por uma cor primária. Apresente-lhe as outras cores gradualmente, para que a criança possa misturá-las e ver como mudam.

Faça com que a criança participe no processo. Fale-lhe da sensação que tem a tinta nos dedos. Incentive-a a utilizar palavras ou metáforas descritivas. Ponha música, que a incentive a mexer os dedos. Ensine a criança a utilizá-los para desenhar coisas.

Fazer cópias. Pode fazer uma cópia do que a criança pintou colocando outra folha de papel, do mesmo tamanho ou maior, sobre a superfície da pintura e pressionando-a com suavidade. A pintura passará facilmente para a folha de cima, criando uma imagem inversa quase seca, que poderá emoldurar, ou inclusivamente pendurar na porta do frigorífico!

Outras brincadeiras tácteis. Se a criança está relutante em "sujar" as mãos com tinta, pode utilizar outros materiais, como sabão líquido, creme de barbear com um pouco de corante de cozinha, ou inclusivamente creme de chocolate!

Pintar com os dedos é uma das formas de expressão criativa que mais satisfação emocional proporciona às crianças pequenas. Ajuda-as a fortalecer os músculos das mãos e dos dedos e a aprender em primeira mão como se misturam as cores.

Pode interessar-te: