O classificador de formas: círculos e quadrados

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O classificador de formas: círculos e quadrados

Antes de começar com os puzzles tradicionais, o seu filho necessita de adquirir experiência específica na classificação e formação aos pares de formas geométricas básicas e na sua introdução em aberturas adequadas. Um classificador de formas, feito ou comprado, dará à criança a oportunidade de praticar estas valiosas técnicas e divertir-se ao mesmo tempo.

Para fazer um classificador de formas, pegue numa caixa de sapatos e desenhe duas formas na tampa: um circulo de tamanho suficiente para introduzir pequenas bolas ou recipientes vazios de rolos fotográficos e um quadrado do tamanho de um bloco de madeira. Recorte as formas com um faca afiada. Depois procure vários objectos redondos e quadrados para que a criança os observe e manuseie enquanto você os nomeia e os descreve. "Isto é uma bola. As bolas são redondas. Em qual abertura achas que caberá a bola?... Agora olha esta outra forma em que pegaste. Não é redonda, como a bola. Tem esquinas com pontas. Chama-se 'quadrado'. Em qual abertura achas que caberá o quadrado?" Depois de introduzir várias bolas e blocos pelas aberturas, ensine a criança a levantar a tampa da caixa para ver aonde foram parar todos os objectos. Estão precisamente ai, esperando que a criança volte a brincar com eles. Mais tarde pode utilizar outras formas para adicionar dificuldade à brincadeira.

Quando a criança tentar introduzir uma forma geométrica na sua abertura respectiva, aprende a planear, a prever e a resolver problemas.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.