O castelo de gelo

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O castelo de gelo

O que há de melhor para fazer senão um castelo de gelo num dia quente de Verão? A criança pode fazê-lo como quiser e o resultado será sempre divertido (e frio). Esta é uma actividade fantástica para uma festa de aniversário.

No dia anterior, faça blocos de gelo congelando água em diversas saquetas para cubos de gelo e recipientes de abertura larga, como caçarolas e caixas de plástico (os de vidro podem partir-se). Adicione um pouco de corante de cozinha a alguns dos recipientes de água. Ponha-os a congelar durante um dia. Para tirar o gelo, demolhe primeiro os recipientes em água quente e retire-os depois para uma bacia ou bandeja de plástico. Dê à criança o bloco maior para começar e convide-a depois a ?colar? blocos e cubos mais pequenos. A cola é na realidade sal: deite um pouco de sal na zona onde a criança queira adicionar uma peça e pressione um bloco de gelo contra o sal até que fique colado.

Brincar com gelo permite às crianças aprender o que significa quente e frio de forma prática, experimentando como o gelo se derrete rapidamente, o que acontece quando se volta a pôr o gelo derretido no congelador e quanto sal faz falta para que fiquem colados dois blocos de gelo.

Pode interessar-te: