No cimo do mundo

No cimo do mundo

Com uma bola de praia meia cheia, pode fazer com que o bebé se sinta no cimo do mundo.

Coloque o bebé de bruços, a olhar para si, em cima de uma bola de praia que tenha uma certa firmeza, mas que não esteja completamente cheia. Certifique-se de que o seu corpo fica centrado sobre a bola. Segure-o bem pelas axilas e não o largue. Brinque a fazê-lo girar lentamente, aproximando-o e afastando-o de si. Mantenha o contacto visual com ele enquanto lhe fala do que está a fazer. "Estás em cima da bola. Agora aproximas-te da mãe. E agora afastas-te."

Variações: Quando achar que o bebé está pronto para uma versão algo mais avançada desta brincadeira, coloque-o sobre a bola sem olhar para si. Ponha o seu brinquedo favorito à frente dele. Ajoelhe-se atrás dele, segure-o bem pelas coxas e faça-o girar para a frente para o aproximar do brinquedo e depois para atrás. Incentive-o a tentar alcançar o brinquedo. Se o bebé tiver mais de 5 meses, pode tentar que brinque a saltar: Sente-o em cima da bola a olhar para si. Faça-o saltar suavemente para cima e para baixo, cantando: "Salta, salta a bola e com ela também tu saltas".

Estas brincadeiras são boas para fortalecer o pescoço, os ombros e o tronco do bebé, para além de desenvolver o seu sentido de equilíbrio.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.