Lavar a louça e o chão

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Lavar a louça e o chão

As crianças desfrutam quando têm oportunidade de assumir as tarefas que vêem realizar à sua volta todos os dias na vida real. Esta é uma actividade que torna o lavar dos pratos numa brincadeira divertida.

Quando estiver a lavar a louça, ponha à disposição da criança alguns pratos e copos de plástico de tamanho adequado e uma bacia com água e sabão para que os possa lavar ao mesmo tempo que você. Ensine a criança a secá-los com um pano de cozinha. Também pode fazer uma esfregona de tamanho adequado para o seu pequeno ajudante cortando o cabo de madeira de uma esfregona de tamanho normal. Quando acabarem de lavar a louça, peça-lhe que a ajude a lavar o chão. Variação: A criança pode fazer mais espuma na sua água com um misturador velho. (à possível que tenha que o ajudar a utilizar o misturador.)

Nestas idades, as crianças agradecem qualquer oportunidade de participar nas suas rotinas e tarefas diárias. Mas fazer as tarefas da casa não só será motivo de diversão para o seu filho, como aprenderá o valor do trabalho e o orgulho das coisas bem feitas.

Pode interessar-te: