Iniciação à carpintaria: Um tabuleiro de montagem de polietileno

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Iniciação à carpintaria: Um tabuleiro de montagem de polietileno

Pregar pregos é uma experiência muito gratificante para uma criança pequena. Para que o seu jovem carpinteiro possa trabalhar em segurança, faça-lhe um tabuleiro de montagem de polietileno no qual possa pregar alguns objectos.

Para fazer o tabuleiro de montagem, forre um pedaço grande de polietileno de 10 a 15 cm de espessura (ex.: plástico de embalagem) com tecido de saco, para evitar que saltem bocados. Ponha o tabuleiro de montagem sobre uma mesa baixa ou no chão e dê à criança objectos que possa inserir no tabuleiro e que não sejam perfurantes. Dê-lhe também um pequeno martelo de madeira ou de plástico (muito fáceis de encontrar em lojas de quinquilharias) e ensine-a utilizá-lo. Podem fazer à vez até que a criança lhe apanhe o jeito. Deixe-a pregar todos os ?pregos? que ela quiser no tabuleiro dela. Faça comentários e sugestões positivas enquanto descreve o que está a fazer. "Que bem que trabalhas! Olha como entra o prego até ao fundo." Nota: Embora esta seja uma actividade gratificante e segura que substitui o trabalho com ferramentas e madeira de verdade, é prudente vigiar de perto as crianças com menos de 3 anos. Despregue os objectos quando a criança tiver terminado.

Quando as crianças trabalham com ferramentas, melhoram as suas capacidades motoras e a sua coordenação dos olhos e das mãos. Também adquirem um conhecimento concreto das relações causa-efeito, das relações de espaço, das medidas e da solução de problemas.

Pode interessar-te: