Dar banho à boneca

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Dar banho à boneca

Convide o seu filho/a a dar um banho à sua boneca. Irá desfrutar com uma experiência que lhe é familiar (o banho), mas no seu novo papel de mãe ou de pai.

Coloque cerca de 10 cm de água morna numa banheira de bebé (talvez a que ficou pequena para o seu filho) ou numa tigela. Coloque a banheira sobre uma mesa baixa e sólida ou no chão. Ponha uma toalha por baixo da banheira no caso de se entornar água e um tapete ou jornal por baixo dos pés da menina para evitar que ela escorregue. Dê-lhe uma pequena esponja, um pequeno sabonete e um frasco de champô de viagem. Prepare uma toalha seca e uma roupa para a boneca. Quem sabe se não será conveniente ter também uma toalha para o seu filho. Enquanto lavam a boneca, fale-lhe do que está a fazer ("Que bem que estás a dar banho à tua boneca") e reforce a sua conduta carinhosamente.

Esta actividade fomenta a emotividade e ajuda a criança a entender a sua aptidão como prestadora de cuidados enquanto dá banho com cuidado à sua boneca para que não lhe entre sabão para os olhos. Esta é uma actividade muito bonita para uma criança que teve (ou que terá dentro em breve) um novo irmãozinho. Dê-lhe a oportunidade de expressar algumas das coisas que sente no momento tão importante.


 

Pode interessar-te: