Conversa de bebé

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Conversa de bebé

Os bebés aprendem a falar ouvindo, ouvindo e respondendo aos sons do mundo que os rodeia. Em seguida dão-se algumas ideias para motivar a criança de forma a melhorar o seu desenvolvimento de linguagem.

Fale com o seu filho durante todo o dia. Procure qualquer desculpa para lhe falar: descreva e explique-lhe as coisas que os dois fazem em conjunto. Os estudos demonstram que a qualidade e a quantidade da vossa interacção verbal a partir dos primeiros dias de vida contribuem directamente no ritmo de aprendizagem do bebé.

Explore os ritmos da linguagem. Faça com que o bebé se acostume às cadências e pautas rítmicas da linguagem ensinando-lhe brincadeiras com as mãos, cantando canções e lendo poesia e rimas infantis.

Leia ao seu bebé. Acostume o seu filho o mais cedo possível aos livros (desde os 6 meses que já possui uma capacidade de compreensão suficiente para que lhe agradem), que sejam diversos e de boa qualidade, e faça da leitura diária um ritual e uma rotina.

A partir do nascimento, os bebés gostam que lhes falem e gostam ainda mais se os olharem directamente nos olhos ao mesmo tempo. Os estudos demonstram que existe uma relação clara entre o número de ?conversas? que um bebé tem com o seu progenitor ou prestador de cuidados e o seu desenvolvimento intelectual.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Activity

Cuidado máximo de Dodot.