Brincar com uma bola e iniciação ao futebol

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Brincar com uma bola e iniciação ao futebol

Pode ensinar o bebé a brincar com uma bola muito antes de aprender a atirar e a apanhar. Brincar com uma bola é uma actividade fantástica para todas as crianças, por mais pequenas que sejam. E quando começam a ter consciência da capacidade de movimento e da sua capacidade de controlo dos seus pés e das suas pernas é o momento ideal para introduzir a ideia de dar pontapés numa bola.

Procure uma pequena bola de material têxtil, de preferência com uma campainha dentro, para que faça barulho ao movimentá-la. Fixe-a com fita isolante a um bocado de elástico e ponha o bebé no chão, em cima de uma manta. Abane a bola alguns centímetros por cima da sua cabeça. Brincar com uma bola: Gire a bola lentamente, para que o bebé possa observar a sua forma, cor e modelo. Fale-lhe da bola e de outras coisas redondas que existem no seu mundo. "Isto é uma bola. Ã redonda, igual a...". Baixe a bola um pouco para que possa tocar-lhe. "Olha! Estás a tocar-lhe. Podes empurrá-la?" Ensine-o a bater a bola com a mão, para que ressalte suavemente suspensa pelo elástico e elogie os seus esforços. Futebol: Baixe a bola até aos seus pés e ensine-o a dar-lhe pontapés. Incentive-o no seu esforço dizendo-lhe o que está a fazer. "Podes chutar a bola? Olha! Deste-lhe um pontapé!"

A brincar com uma bola, a criança exercita os seus músculos visuais quando a segue com os olhos e melhora a sua coordenação quando trata de a alcançar para lhe tocar. Dar pontapés a uma bola ajuda o bebé a fortalecer os músculos das suas pernas e prepara-o para caminhar, correr, saltar, andar ao pé coxinho, escalar e, em última instância, chutar uma bola de futebol de verdade!

Pode interessar-te: