Brincar com números

Brincar com números

à muito fácil encontrar um momento para ensinar o seu filho a contar. A chave é contar coisas que possa ver, ouvir ou tocar.

Contar a passear. Conte os ladrilhos dos passeios, os paralelos de um caminho ou as árvores de uma avenida. Ã mais fácil contar coisas organizadas em linha, por isso comece por ai.

Um colar de contas. Dê à criança várias argolas de cereais sem açúcar e um cordão de sapatos limpo com nós e ensine-a a enfiar os cereais. Ate as extremidades e peça-lhe que conte as suas jóias, passando as peças contadas para uma extremidade do colar, como contas num ábaco. Quando terminar, poderá usar o seu colar comestível e quem sabe inclusivamente até poderá emprestar-lhe.

Contar os talheres. Peça à criança que ponha a mesa e que conte os talheres de que irá necessitar. Primeiro, deverá contar o número de pessoas que se sentarão a comer. Depois terá que pegar num garfo para cada uma. Peça-lhe que faça o mesmo com as facas, com as colheres e com os guardanapos. Evite que ande com garfos ou com facas na mão e explique-lhe o risco de brincar com objectos perfurantes. Ponha você mesma os pratos e os copos até ter confiança na sua capacidade para manusear objectos quebráveis.

Fazer uma cadeia para contar. Enquanto o seu filho vai adquirindo confiança a contar, pode ajudá-lo a visualizar algumas coisas que ele não pode ver, como o número de dias que faltam para o seu aniversário. Corte o número de tiras de papel que necessitar, de 2,5 x 7,5 cm. Faça o primeiro elo da cadeia colando as extremidades de uma tira com cola ou fita adesiva. Continue a adicionar elos até que tenha utilizado todas as tiras de papel. Quando tiver acabado a cadeia, o seu filho terá uma forma de fazer sozinho a conta anterior.

Ao introduzir o hábito de contar na vida diária do seu filho, mostre-lhe que os números são importantes e que têm significado, que representam quantidades concretas de coisas.

Pode interessar-te: