Os blocos de construção são um brinquedo ideal para as crianças pequenas, porque podem ser qualquer coisa que elas queiram. Uma casa, uma torre, uma cidade... As possibilidades são infinitas. A brincadeira de construção clássica é formada por blocos de madeira rectangulares e vale a pena comprar uma. Mas também se pode conseguir uma alternativa económica com caixas de cartão normais.

Para fazer blocos de construção, arranje várias caixas de cartão rígido de tamanhos diferentes: pacotes de leite, caixas de cereais, caixas de toalhitas, caixas de sapatos, caixas de presentes, caixas de bijutarias ou caixas de cosméticos. Estabilize cada uma delas enchendo-as com jornais amachucados. Feche cada caixa com fita adesiva e forre-a com película plástica se o desejar.

Com estes blocos, o seu filho poderá construir uma torre, um estábulo, uma garagem, um aeroporto, um castelo ou qualquer outra coisa que lhe apeteça. Facilite-lhe alguns acessórios, como animais de borracha ou de plástico, carrinhos, pequenos bonecos e figuras humanas. Tire uma fotografia do que fez para que possam falar depois.

Quando a criança constrói, aplica na brincadeira os seus conhecimentos de planeamento e previsão, solução de problemas, matemáticas e física. À medida que cresce, a brincadeira irá tornar-se mais complexa e utilizará os blocos para representar as suas experiências, os sítios em que já esteve e as coisas que leu ou imaginou.