Posso continuar a trabalhar?

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Posso continuar a trabalhar?

Muitas mulheres interrogam-se se deveriam deixar de trabalhar durante a gravidez, mas não devem preocupar-se. Na grande maioria dos casos, a mulher pode continuar a trabalhar até ao dia do parto, se assim o desejar. Trabalhar não prejudica o bebé. No entanto, se a mulher apresentar uma gravidez de alto risco (por exemplo, se estiver a gerar gémeos ou se existirem antecedentes de parto prematuro) pode ser preferível que peça a baixa de maternidade antes, a fim de desfrutar do repouso que necessita.

Estratégias no trabalho

Considerações especiais

 

Estratégias no trabalho

Mesmo que a sua gravidez não seja de alto risco, convém aplicar estas medidas de senso comum para manter-se em bom estado de saúde e não se esgotar durante o dia de trabalho:

- Faça algum descanso e sente-se com os pés ao alto várias vezes ao dia. A circulação abranda durante a gravidez e levantar os pés mantém o sangue em movimento, o que ajuda a reduzir os inchaços nos pés e nos tornozelos.

- Tente cansar-se o menos possível no trabalho. Se o seu trabalho for muito cansativo, é o momento para aprender uma técnica anti-cansaço, como o ioga ou a meditação.

- Durma bem à noite. Algumas grávidas notam que se sentem mais cansadas durante o dia. Para combater a sonolência diurna, aumente as suas horas de sono nocturno. Ou então, se for possível, faça uma sesta.


Considerações especiais

Alguns trabalhos podem implicar riscos para si e para o seu bebé, neste caso talvez tenha que reduzir ou modificar a sua actividade. Se o seu trabalho a obrigar a realizar uma intensa actividade física, consulte o seu médico. Ã possível que se encontre em tão boa forma que não tenha que mudar nada. No entanto, a maioria dos médicos aconselhá-la-á a evitar as actividades que requeiram um bom equilíbrio; a gravidez muda o centro de gravidade do corpo e existem mais possibilidades de sofrer quedas.

Igualmente, se o seu trabalho exigir levantar pesos, trate de arranjar maneiras de evitar forçar as suas costas, sobretudo durante o segundo e o terceiro trimestre, que é quando mais crescerá o seu abdómen. Se puder evitar levantar pesos por completo, é melhor.

Também deverá consultar o seu médico se trabalhar com produtos químicos agressivos. Ã possível que baste usar máscara e luvas de protecção, mas isso dependerá do produto de que se tratar.

 

* Artigo realizado pelo Dr. Gorski e o Dr. Jim Thornton

Pode interessar-te: