A varicela será prejudicial para o meu bebé que está para nascer se eu ainda não tiver tido?

A varicela será prejudicial para o meu bebé que está para nascer se eu ainda não tiver tido?

A sua pergunta, que chegou no início de Outubro, permite-me concluir que o seu filho se terá recuperado da varicela na data do parto em Novembro. Normalmente, demora até três semanas para que as erupções da varicela parem e caiam as crostas. Nessa altura já não representa risco de transmissão da doença a qualquer pessoa.

Está protegida contra a doença, uma vez que já a teve no passado. Se tiver algum efeito, a doença do seu filho irá reforçar a sua imunidade. Você já transmitiu (e continuará a transmitir) os anticorpos ao seu bebé em gestação, de modo que este nascerá com uma protecção que também se fortalecerá com a amamentação materna. O seu leite conterá anticorpos, porque você já apresenta imunidade. Portanto, o bebé terá protecção mesmo que vá para uma casa onde ainda haja varicela. Apenas será motivo para preocupação se:
* a mãe não tiver tido varicela ou não souber se já a teve
* a varicela apareceu mesmo antes ou depois do parto, pelo que o bebé não recebeu os anticorpos protectores a tempo para que não tivesse efeitos adversos
* o filho mais velho tiver uma infecção adicional das lesões com as bactérias estreptocócica ou estafilocócica que possa representar um perigo adicional para o bebé

Nestes casos, poderia ser necessária a realização de mais exames e talvez de algum tipo de tratamento, por isso informe o pediatra. Não leve o seu filho mais velho a qualquer consultório enquanto tiver quaisquer lesões activas. Mantenha-o em casa e confortável e pode ficar tranquila que o bebé que está para nascer não corre perigo.

Pode interessar-te: