As infecções por fungos são comuns durante a gravidez?

As infecções por fungos são comuns durante a gravidez?

A secreção vaginal é muito comum durante a gravidez como resultado de uma acrescida actividade hormonal e pressão pélvica. A maior parte das mulheres apresenta uma secreção branca e leitosa, que não tem mau cheiro. Esta secreção denomina-se de leucorréia e, à medida que se vai aproximando da data do parto, torna-se mais abundante. Embora possa ser incomodativa, este tipo de secreção é uma parte normal da gravidez e não indica a existência de uma infecção.

No entanto, se a secreção se tornar amarelada ou esverdeada, mais espessa e com aparência cremosa, se desenvolver mau odor ou for acompanhada de prurido, assadura, dor, ou vermelhidão, então é um sinal de infecção. As infecções bacterianas são normalmente tratadas com óvulos vaginais, cremes ou pomadas inseridos com um aplicador. A infecção por fungos é um tipo específico que aparece mais frequentemente na gravidez, uma vez que a maior acidez das secreções vaginais durante esta etapa favorece o crescimento de Candidas. As infecções por este fungo devem ser tratadas com medicamentos de forma a evitar transmiti-las ao bebé durante o nascimento. O bebé poderia adquiri-las sob a forma de aftas na boca. Estas infecções não são perigosas para o bebé e, caso ocorram, o seu tratamento é simples.

Para aliviar o incomodo provocado pelo aumento da secreção durante a gravidez, algumas mulheres utilizam um toalhete fino ou um penso diário. Não utilize tampões, porque estes poderiam introduzir fungos na vagina. Mantenha a área genital limpa e seca, para isso convém usar roupa interior de algodão. Evite roupas e collants justos. Os duches vaginais não são recomendados a não ser que tenham sido prescritos pelo seu médico. Quando for à casa de banho, assegure-se de que se limpa sempre da frente para trás, de forma a não introduzir fungos na vagina. Descobriu-se, também, que a inclusão de iogurte na dieta diária pode reduzir a incidência de infecções vaginais.

Pode interessar-te: