O que procurar nas aulas de preparação para o parto

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O que procurar nas aulas de preparação para o parto

à muito conveniente que assista pelo menos a um curso de preparação para o parto durante a gravidez, uma vez que tanto você como o seu companheiro obterão muita informação e assistência que lhes será de grande utilidade para o parto. Além disso, podem conhecer outros casais gestantes e partilhar os seus conhecimentos e preocupações. As aulas de preparação para o parto aumentarão a sua confiança em si mesma à medida que o grande dia se aproxima.

Diferenças entre aulas

O que um bom curso tem para oferecer

 

Diferenças entre aulas

Peça informações ao seu médico, à sua parteira ou aos seus amigos sobre as aulas que existem na sua zona. Nem todas as aulas são iguais. Algumas são meras conferências que se limitam a informar sobre o que se pode esperar quando se chega ao hospital para dar à luz. Outras são mais interactivas. Tenta-se que o número de assistentes seja limitado para que os monitores possam prestar uma atenção mais personalizada nas aulas práticas e se crie um ambiente mais íntimo, que fomente o intercâmbio de conhecimentos e preocupações. Em alguns cursos explica-se as alternativas disponíveis em matéria de calmantes, procedimentos tais como a perineotomia, a tocografia e onde dar à luz, em casa ou no hospital. Seja curiosa quando procurar um curso; não se limite a escolher o que têm no seu hospital ou perto de sua casa.


O que um bom curso tem para oferecer

Eis aqui o que deve procurar:

- Pelo menos 6 horas de formação, com aulas distribuídas ao longo de várias semanas;

- Formação prática para si com técnicas de atenuação da dor (relaxamento, posicionamento, massagem e respiração) e para o seu companheiro em assistência ao parto;

- Turmas reduzidas;

- Um programa que trate o parto como algo normal e natural e que capacite os casais para tomarem decisões informadas;

- Tempo para colocar perguntas e manter debates.

Para obter mais informações sobre as técnicas de atenuação da dor que se podem aprender nas aulas de preparação para o parto, consulte o artigo sobre "Técnicas para aliviar os incómodos do parto".

 

* Artigo reailzado por Jim Thornton, Lic. Med., FRCOG

Pode interessar-te: