Você estabeleceu uma rotina de exercício segura e, provavelmente, é por isso que se sente óptima. Ã difícil fazer um comentário sobre a rotina da sua amiga que corre sem saber mais acerca dela. Factores como em que fase está da gravidez, a condição física dela e se fazia este tipo de exercícios antes de ficar grávida, desempenham um papel na segurança dela. A título de exemplo, abaixo encontrará recomendações de exercícios do -American College of Obstetricians and Gynecologists- (ACOG):

  • Faça exercício, pelo menos, três vezes por semana. Não se esqueça de fazer exercícios de aquecimento (antes) e de descontracção (depois) da sua rotina.

  • Não force os alongamentos nem sobrecarregue os músculos abdominais.

  • Evite os movimentos súbitos, ou saltos, ou quaisquer exercícios que possam magoá-la.

  • Faça exercícios de baixo impacto e limite a actividade aeróbica de 15 a 20 minutos (pode atingir os 30 minutos se já fazia exercício antes da gravidez).

  • Depois do primeiro trimestre, evite exercícios em que fique deitada de costas.

  • Mantenha o seu ritmo cardíaco abaixo de 140 pulsações por minuto e o pico da actividade abaixo dos 15 minutos.

  • Beba muita água e não faça exercício nos dias muito quentes.

  • Não retenha a respiração ao fazer o exercício.

  • Mantenha-se afastada de desportos competitivos ou de alto risco.