Enjoos matinais

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Enjoos matinais

Ah... esses repugnantes enjoos! Qualquer coisa parece provocá-los, sobretudo os odores matinais, a visão do pequeno-almoço, inclusive a simples ideia de comer. Talvez se interrogue: 'Se assim é como vai ser a gravidez, quem quer estar grávida?' 'E porquê uma coisa tão bonita da vida tem de vir acompanhada por estes enjoos constantes?' 'Estará algo a correr mal?'

Enjoos matinais: porquê esse nome?

Estratégias de prevenção

Ultrapassar os enjoos

Perspectivas a longo prazo

Enjoos matinais: porquê esse nome?

Os enjoos, acompanhados por vezes de vómitos, são um sintoma habitual do início da gravidez. Mais de metade das grávidas sofre deles. Não só são normais, como também podem indicar que a gestação corre bem.

Chamam-se 'matinais' porque é durante essas horas do dia que são piores. No entanto, se estiver grávida pode sentir-se enjoada e vomitar a qualquer hora do dia. Crê-se que estes sintomas são causados pela hormona da gravidez hCG, que é produzida pela placenta em desenvolvimento e que ajuda a manter a gestação. Mas existem outros factores que podem contribuir, como um baixo nível de açúcar no sangue, um excesso de ácidos gástricos e a fadiga.


Estratégias de prevenção

- Não consuma alimentos condimentados ou gordos.
- Evite ficar com calor e suar.
- Descanse o suficiente.


Ultrapassar os enjoos

Se sentir enjoos, experimente o seguinte:

- Relaxe. Respire lentamente (inspirando pelo nariz e expirando pela boca) ou experimente formar imagens na sua mente, concentrando-se em algo agradável.

- Evite olhar, cheirar ou provar alimentos ou outras substâncias (como o fumo do tabaco) que a façam sentir-se enjoada.

- Chupe ou mastigue pedacinhos de gelo ou chupe um limão acabado de cortar.

- Se ao escovar os dentes lhe vierem vómitos, experimente um colutório. Utilize-o com frequência para manter a boca fresca.

- Aplique uma compressa de gelo ou um pano frio na garganta.

- Mantenha a sua ingestão de líquidos, mesmo que não lhe apeteça comer algo sólido. Pode ser conveniente não misturar sólidos e líquidos na mesma refeição.


Perspectivas a longo prazo

A boa notícia é que quase todas as mulheres deixam de sentir enjoos matinais ao chegar ao quarto mês de gestação, momento em que os níveis hormonais começam a baixar um pouco. Se sofrer de enjoos e vómitos persistentes (mais de uma ou duas vezes ao dia), que a impeçam de comer ou beber ou que se prolongam para além do primeiro trimestre, fale com o seu médico. Talvez tenha um problema mais grave chamado 'hiperemesis gravidarum', que requer tratamento com medicação oral ou intravenosa.

* Artigo realizado por Elaine Zwelling e o Dr. Jim Thornton

Pode interessar-te: