A477

Encontro-me no terceiro mês de gravidez e estou a perder muito cabelo.

Não é estranho preocupar-se com as alterações no crescimento ou na queda do cabelo durante a gravidez. O aumento das hormonas da gestação afectam o ciclo natural de crescimento do cabelo, que passa por uma série de fases. Alguns cabelos crescem, outros permanecem e outros caem. Em condições normais, perde-se cerca de 100 cabelos por dia. A gestação altera estas fases. Muitas mulheres grávidas observam que o cabelo lhes cresce mais grosso e mais rápido, porque têm mais cabelos em fase de permanência. No entanto, você observa que tem mais cabelos em fase de queda. Este fenómeno pode desaparecer à medida que a gestação avançar, mas pode reaparecer alguns meses após o parto ou após deixar o aleitamento materno.
Para reduzir a queda na medida do possível, utilize champô apenas quando for estritamente necessário. Aplique amaciador para evitar que o cabelo caia quando tentar desembaraçá-lo. Utilize um pente de dentes largos e evite a utilização excessiva de secadores, rolos ou pinças. Utilize escovas de cerdas suaves (por exemplo, cerdas de javali) e sem escovar muito. Evite as colorações e as permanentes até a queda desaparecer. Peça ao seu cabeleireiro que lhe aconselhe um penteado que reduza ou dissimule a queda temporária do cabelo.

A dieta também pode afectar o cabelo. Consuma alimentos saudáveis. Deste modo melhorará o volume e o brilho do seu cabelo e talvez pare a queda. E sobretudo, seja paciente. Não vai ficar calva. As hormonas do seu corpo acabarão por voltar aos seus níveis normais e a queda do cabelo desaparecerá.
 

Pode interessar-te: