Incómodos do terceiro trimestre

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Incómodos do terceiro trimestre

Já está na recta final. O seu abdómen aumenta de tamanho todos os dias, à medida que o seu bebé vai crescendo dentro do útero. Está mais perto do que nunca de ver o seu bebé, mas é provável que ainda tenha que suportar algumas dores antes de dar à luz. O aumento do peso e da pressão traz os seus próprios incómodos, como a falta de ar e os problemas digestivos. O mais provável é que estas indisposições desapareçam ao dar à luz, mas há coisas que agora pode fazer para que os últimos meses da sua gravidez sejam o mais fáceis possível.


Falta de ar

Azia e indigestão

Falta de ar

Devido ao aumento de tamanho do útero no abdómen, com a conseguinte pressão sobre o diafragma, pode ser-lhe mais difícil respirar. Talvez note que não pode subir um lance de escadas sem arfar. O melhor que pode fazer é subir com calma e tentar não se cansar.

Algumas mulheres também têm problemas em respirar quando estão deitadas. Neste caso, trate de dormir um pouco "encaixada", rodeada de almofadas que lhe sirvam de apoio. A falta de ar durante o último trimestre é quase sempre normal, mas se estiver preocupada, fale com o seu médico.


Azia e indigestão

Estas duas indisposições estomacais estão relacionadas e podem apresentar-se no terceiro trimestre. Para algumas mulheres, esta é a primeira vez que têm problemas digestivos e ficam muito surpreendidas. Porquê agora? Durante a gravidez todo o sistema gastrointestinal abranda. Em consequência, os músculos do estômago e do esófago (o tubo que vai desde a boca ao estômago) relaxam-se. Isto permite que os ácidos digestivos, que normalmente permanecem no estômago, subam pelo esófago até à boca. Estes ácidos criam uma sensação de ardor na garganta e deixam um sabor horrível a comida.

Para prevenir a azia e a indigestão, experimente aplicar as seguintes recomendações:

- Faça refeições pequenas e frequentes. Deste modo, os ácidos do estômago manter-se-ão ocupados a digerir, em vez de subirem pela traqueia.

- Evite as refeições gordas.

- Mantenha-se na vertical depois de comer (a gravidade ajuda). E não faça a sua última refeição mesmo antes de dormir.

- Mastigue pastilha elástica para tirar o sabor amargo da boca.

- Não tome nenhum medicamento comercial, como os antiácidos, sem consultar previamente o seu médico.

Para obter mais informações sobre o que acontece durante o terceiro trimestre, consulte o artigo "Já está quase a chegar a meta: o terceiro trimestre".

* Artigo realizado pela Dr.ª Margaret Comerford Freda e o Dr. Jim Thornton

Pode interessar-te: