Consulta médica do bebé saudável: aos 4 meses

A consulta do 4 meses é o momento de exibir o seu belo bebé. Vista-o para a ocasião e celebre o que ambos conseguiram. O seu bebé de 4 meses sentar-se-á no seu colo e olhará atentamente os desconhecidos antes de se atrever a sorrir ou a emitir algum som para que se dirijam a ele. Então, ele rejubilará de alegria e encantará toda a gente à sua volta. O bebé sente curiosidade acerca de todo o acontecimento e provavelmente não se queixará muito durante o exame que, regra geral, decorre sem problemas. Deleite-se com de toda a gente a gostar dele.

Nesta consulta, tomará várias vacinas, por isso, lembre-se de levar o boletim de vacinas. Comunique a toda a gente se o seu seguro de saúde mudou ou se não possui seguro de saúde para o bebé.

à provável que nesta consulta o pediatra: • Pese e meça o seu bebé. Faça clique aqui para ver o nosso gráfico de crescimento. • Meça a cabeça do seu bebé. • Dê ao seu bebé a segunda série de vacinas (provavelmente DTaP, Hib e VAP). Faça clique aqui para ver o nosso gráfico de vacinas. Dê ao seu bebé a segunda série de vacinas (provavelmente Polio, Hib, DtaP, meningite C, hepatite B). • Responda a quaisquer perguntas que possa acerca dos cuidados a ter com o seu bebé e as alterações nos mesmos. • A informe acerca do desenvolvimento, do temperamento e do comportamento do seu bebé. • Analise as maneiras de ajudar o seu bebé a estabelecer bons hábitos de sono.

Dados que o pediatra quererá saber: O bebé foi visto por outro pediatra desde a última consulta? Em caso afirmativo, qual o motivo? Qual foi o resultado dessa consulta e foram prescritos quaisquer medicamentos ou tratamentos? Apoia-se sobre as mãos quando está de barriga para baixo? Vira-se para se pôr de costas quando está de barriga para baixo? Alguns bebés também conseguem virar-se para ficarem de barriga para baixo. Balbucia, grita, ou ri? Alcança e agarra coisas, ou pelo menos tenta? Agarra as próprias mãos? Segura num guizo ou num brinquedo pequeno? Nota que você está presente e segue-a com o olhar ao longo do quarto? Reconhece a sua voz? Junta as duas mãos no meio? Senta-se com ajuda? Leva objectos à boca, faz bolhas com a boca, ou baba-se? Dorme mais de noite? Sorri para si antes de você lhe sorrir?

Apesar de todos os bebés se desenvolverem de uma maneira ligeiramente diferente, a maior parte dos bebés deveria estar a fazer grande parte destas coisas. Informe o pediatra das coisas desta lista que o seu bebé consegue fazer e quais as que ainda não conseguiu.

Fale de tudo O pediatra quer saber algo mais do que os números. Não tenha medo de aproveitar este momento para perguntar qualquer coisa acerca do bebé. Por exemplo:

Analisem os hábitos alimentares do bebé. Se pensa que ele está pronto para consumir alimentos sólidos, pode perguntar ao pediatra. A maior parte dos bebés não precisa de comida sólida antes dos seis meses; mas o seu bebé pode ser diferente. Se a aconselhar a dar-lhe alimentos sólidos, pergunte-lhe qual é a forma correcta de o fazer.

Converse sobre os hábitos de sono do seu bebé. O pediatra pode dar-lhe algumas sugestões para que estabeleça um ritual para a hora de dormir, que ajudará o seu bebé a acalmar-se e a dormir a noite toda.

Quando o bebé atinge os quatro meses, a maioria das mães que trabalham já regressou ao emprego. Analise os preparativos que deve fazer para que olhem pelo seu bebé e sobre quaisquer problemas ou preocupações que possa ter.

Informe o pediatra acerca de quaisquer mudanças que tiver feito na sua vida familiar ou no seu lar. Estas mudanças têm sempre um impacto no bebé.

Se não possui seguro de saúde, informe o pediatra. Existem programas de seguros especiais para crianças. Não seja apanhada desprevenida! Se durante esta etapa ainda não estiver a gostar do seu bebé, deve comentar este facto. O que quer que esteja a interferir com sua alegria necessita e merece receber uma pronta atenção. Se por esta altura ainda não saiu de casa sem o seu bebé, está na altura de o fazer. Se a ideia de deixar o bebé por breves períodos a incomoda, então o pediatra quererá analisar as suas preocupações e sentimentos.

Nesta idade, alguns bebés são tão sociáveis que aparentemente querem deixar de mamar. Se isto acontecer, fale sobre isso agora. O seu bebé deveria habituar-se a fazer 2 a 3 sestas por dia. Se isso não se verificar, fale sobre isso nesta consulta.

Não se retraia!

Existem outros temas de interesse particular para si e para o pediatra. Informe-o se o seu bebé: • Não parece reparar nas coisas, a não ser que estejam muito perto dele, ou se não a segue com os olhos enquanto você caminha pelo quarto. • Não emite sons ou emite menos sons do que antes. • Apercebe-se menos dos sons do que antes ou não se vira na direcção deles, particularmente se o referido som é a sua voz. Pode ser que isto seja simplesmente a sua maneira de ser ou, por outro lado, um sinal de perda de audição. • Usa mais uma mão do que a outra. Nesta idade os bebés devem usar ambas as mãos de forma igual. • Não pontapeia com ambos os pés ou mantém as pernas direitas a maior parte do tempo. • Não levanta a cabeça quando está de bruços. • Mantém as mãos fechadas e/ou não agarra coisas. • Não leva coisas à boca. • Não gira sobre si mesmo. • Não suporta o seu peso sobre as pernas nem salta quando o segura de pé. • Ainda se sente cambaleante ou frouxo quando o segura ou tem dificuldade em controlar a cabeça.

No final desta consulta, você deveria sentir-se: • Feliz porque está um pouco mais próxima de completar a vacinação. • Confiante de que consegue lidar com febres e outros problemas de saúde menores. • Alegre, pois conta com um plano para lidar com as necessidades de sono e a alimentação do seu bebé. • Orgulhosa com o crescimento e o progresso do seu filho. • Satisfeita por ter obtido a ajuda que precisa para cuidar do seu filho.

  • Artigo realizado pela Dra.Suzanne Dixon  

Artigos relacionados:

Consentimento de cookies