O seu bebé já tem 5 meses

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O seu bebé já tem 5 meses

Bebé

O seu bebé já tem 5 meses

Trabalho e família

Regressa ao trabalho mas quer continuar com a amamentar?

SE QUISER, PODE CONGELAR O SEU LEITE ENQUANTO TRABALHA, já que assim manterá a proporção adequada de substâncias nutritivas para o seu bebé. Descongele o leite deixando-o à temperatura ambiente ou pondo-o em "banho maria" ou debaixo de um jato de água morna.

O que deve saber a pessoa encarregue de cuidar do bebé?

Além de conhecer as rotinas de alimentação, sono e brincadeira que os pais criaram para o bebé, a pessoa responsável por cuidar do vosso filho também deve saber como lidar com situações de emergência.

Elaborem uma lista dos passos a seguir no caso de uma urgência médica e entreguem-na a quem cuidar do bebé. Além disso, deveriam dar-lhe os números do hospital e do pediatra. Anotem os números dos serviços de emergência junto a cada telefone. Certifiquem-se de que quem cuida do vosso bebé tem preparação para prestar primeiros socorros. Além disso, autorizem por escrito a pessoa que cuida do bebé a prestar-lhe assistência médica no caso de uma urgência. Seria muito recomendável que esta pessoa vos acompanhasse durante uma consulta médica do vosso filho para que receba a mesma informação e para que esclareçam dúvidas.

Por Dra. Erin Brownfield

O cuidado da pele no infantário.

Se o vosso filho começar a ir para o infantário, peçam ao pessoal para cuidar a pele do bebé da mesma forma que fazem em casa. Não se esqueçam de mencionar qualquer necessidade especial que ele possa ter. Em seguida, sugerimos algumas recomendações.

- Num saco, coloquem todos os artigos indispensáveis para o momento da muda: algumas fraldas de qualidade que sejam super absorventes, toalhitas húmidas infantis especiais para a pele sensível e a pomada ou o creme hidratante que costumam aplicar na pele do bebé.

- Incluir duas mudas de roupa de reserva.

- Assegurem-se de que o pessoal do infantário é meticuloso relativamente à lavagem das mãos, especialmente depois da muda da fralda.

O trabalho e a amamentação.

Graças à bomba de extração de leite, é possível trabalhar e continuar a amamentar. A proteção adicional contra doenças e o sentido de maior proximidade que a amamentação proporciona à mãe e ao filho poderão ser ainda mais importantes no caso de uma família que trabalhe.

Se trabalhar a tempo inteiro e estiver disposta a continuar a amamentar, pode extrair o seu leite, pelo menos, uma vez (talvez duas) para se sentir cómoda e produzir mais para o seu filho. Utilize uma pequena geleira portátil para levar o leite extraído para casa. Quando chegar a casa, provavelmente o seu bebé estará à sua espera para a sua toma. Pode guardar o leite que trouxer na geleira no frigorífico (sem o congelar) e utilizá-lo no dia seguinte, para que lho dêem quando você não estiver.

Como facilitar a transição.

Se tiver que regressar ao trabalho, provavelmente preocupa-a deixar o seu filho com uma ama ou num infantário. Pior ainda, é possível que este momento coincida com a recente mas previsível ansiedade do bebé relativamente a estranhos. Apesar de tudo, não há motivos para preocupações.

Se encontrarem uma ama atenta e que se preocupe com ele, conseguirá adaptar-se à separação sem qualquer trauma. Por outro lado, se realizar pouco a pouco as mudanças necessárias para regressar ao trabalho, é provável que toda a família beneficie. Se possível, permita que o bebé se habitue à nova cuidadora enquanto a mamã ainda estiver em casa. No início, deixe o bebé com a ama durante breves períodos e prolongue-os pouco a pouco. Tal permitirá que a transição seja mais fácil para todos.

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis