Que comecem as vossas aventuras caseiras! É a altura de descobrires e partilhares novas experiências com o teu bebé. É o momento de deixar a imaginação voar para aproveitarem este tempo juntos e criarem memórias maravilhosas.... Está na hora de viver aventuras caseiras com o teu bebé!

Aventuras caseiras para bebés maiores de 1 ano

1. Vamos Acampar!

acampada_656

Montar um acampamento em casa pode ser super divertido! Escolhe um local da casa para construí-lo com o teu filhote. Vai buscar uns lençóis, algum convidado especial como o senhor peluche, e uma lanterna ou candeeiro. Brincar com as luzes no interior criará um ambiente especial, onde poderás contar histórias e, porque não, inventá-las?. Não é só criar um espaço. É criar o vosso pequeno refúgio.

2. Bebé-hur! O vosso filme

bebehur_656

Saudações, papais! Os que se vão divertir, saúdam-vos! Pega numa caixa de cartão, ata uma corda e puxa a carruagem romana. Já tens tudo pronto para fazer um belo percurso pela casa ao nível do Coliseu. Se não tens uma caixa, também poderás fazê-lo com um lençol.

3. Competição Mini Champion!

tokillo_656

Queridos espectadores, a seguir, passamos à… Prova de lançamento! Arranja uma argola de plástico que o bebé possa lançar a um metro de distância. Se o pequenote conseguir colocá-la na base do brinquedo, dá-lhe a sua medalha, uma pequena recompensa. Dessa forma, estimularás o interesse da criança no jogo.

4. Vamos dar um passeio pi, pi, pi!

nos quedamos de paseo_656

Tu és um engenheiro de estradas e o mais pequeno um piloto. Num cartão, desenha estradas, com as suas passadeiras para peões, e ainda... semáforos com botões e tampas de garrafa. Desta forma, carrinhos e bonecos entram em jogo. Circulem por favor!

5. Bolach-arte: uma obra de dois artistas… para comer

galletas_656

As bolachas estão sempre presentes quando são necessárias! Para criar uma obra doce, precisas de: um pacote de bolachas, uma folha de papel em branco e um lápis. Desenha mundos divertidos e guia o pequenote para, através das bolachas, terminar as formas. Fotografa a vossa obra e partilha-a... Antes de a comer!

6. Cartões… à obra!

cartones a la obra_656

Quem não quer ser o rei do castelo? Isto vai ser como um jogo de construções… Mas em grande! Arranja umas caixas de cartão e toca a criar mundos incríveis. Dá rédea solta à tua bricolage e à vossa criatividade. Só precisas de um marcador e tesoura para dar forma às ideias.

7. Pinta-o, pinta-me

pintar_656

É hora de deixar voar a imaginação, as pinturas e as manchas ;) A criatividade não tem limites, certo? Ok, prepara uma mesa com várias folhas em branco. Esquece-te do lápis e dos marcadores e, pintem juntos... com as mãos. Uma explosão de cores, literalmente!

Aventuras caseiras para bebés menores de 1 ano

1. Quem está aqui?

espejo_656

Dificuldade: ☆ (Adequado para bebés dos 3 aos 6 meses) Um espelho é como um mundo novo para um bebé. É possível que não saiba que a figura do outro lado... É ele mesmo! Brinca com as mãos, faz caretas, expressões, voltas... E divirtam-se! Este tipo de jogos potencia a estimulação visual do bebé e, tal como os telemóveis mais modernos, potencia as suas capacidades de reconhecimento facial. Pouco a pouco, irá descobrir quem é o pai e quem é esse "irmãozinho gémeo".

2. Um dumbozinho que baloiça

hamaca_656

Dificuldade: ☆ (Adequado para bebés dos 6 aos 12 meses) Uma toalha de banho grande, um lençol, uma capa de edredom ou um cobertor... podem converter-se na sua rede particular das Caraíbas ;) Deixa que o teu bebé se deite no lençol, agarrem cada uma das extremidades, comecem a balançar e um dos dois carregue no play, cantando: "Um elefante se balançava..." Fazendo-o sempre sobre uma superfície macia, por exemplo, uma cama.

3. Gatinhar modo: Everest

gateo everest_656

Dificuldade: ☆ ☆ ☆ (Adequado para bebés dos 8 aos 12 meses) Sempre te sentiste grande ao seu lado, mas agora serás o próprio Gulliver e o seu anãozito. Deixa que o teu bebé gatinhe por diferentes partes do teu corpo: pés, costas, braços ou serve-te do sofa para criar uma pista de obstáculos com as almofadas. Desta forma, o teu filho irá ganhar força nas mãos e nos pés enquanto trepa pelas montanhas. Uma exploração aventureira que ajuda a exercitar a coordenação e o equilíbrio!

4. Avião privado

ejercicio_656

Dificuldade: ☆ ☆ ☆ ☆ (Adequado para bebés dos 6 aos 12 meses) 3,2,1… Descolamos! Coloca o teu bebé de bruços na parte exterior das tuas pernas, dos joelhos aos pés, e segura-o pelas mãos. De seguida, sobe e desce as pernas, aproximando do peito e depois afastando os joelhos. Volta a subir e a descer, subir e descer… Enquanto o teu pequenote estiver sentado no seu avião particular, tu estarás a fortalecer o abdómen e as pernas. Este é o voo que te põe em forma!

5. Saquinho surpresa

saco_656

Dificuldade: ☆ ☆ (Adequado para bebés dos 6 aos 12 meses) Como um ovo surpresa, mas sem chocolate. Faz um saquinho e coloca objetos de formas e texturas diferentes: um peluche, uma bola, uma esponja, um novelo de lã, um brinquedo... A seguir, convida-o a tirá-los. Ao não vê-los primeiro, apalpando-os apenas, experimentará um exercício sensorial com as mãos. Cada objeto será um mundo novo para ele!