O tapete táctil.

O tapete táctil.

Estimule o crescente sentido do tacto do seu bebé com um tapete de actividades feito com recortes de diferentes tecidos. Deixe que se deite sobre ele sem roupa, apenas com uma fralda. Este tapete é um grande projecto para uma pessoa que goste de coser (seja um dos pais, avós, outro parente ou amigo) e constitui um presente ideal.

Cosa vários retalhos quadrados de tecido de diferente textura: seda, cetim, e veludo. Não se esqueça de incluir alguns tecidos de cores vivas e diferentes, para que a criança desfrute tanto a observar o seu novo tapete como a tocar-lhe. Forre o tapete com tecido de colcha e cosa-lhe um tecido de reforço. Coloque a criança perto ou em cima do tapete no chão numa divisão quente da casa e sem correntes de ar ou numa zona de brincadeiras e deixe que a criança experimente as diferentes texturas. Fale-lhe do que está a tocar, com palavras como suave, mole, áspero, sedoso, peludo ou volumoso, para descrever as qualidades tácteis exclusivas de cada tecido.

Esta actividade baseada nas texturas ajuda o recém nascido a conhecer melhor as sensações de duro e mole, áspero e suave e as diferentes graduações intermédias. Para além disso é recomendável colocar o bebé no chão, a partir das primeiras semanas de vida, de barriga para baixo ou deitado de costas, para lhe dar a oportunidade de conhecer as diferentes partes do seu corpo e as suas próprias capacidades de movimento (como voltar-se ou rolar sozinho).
 

Pode interessar-te: