Cuidados a ter com o cordão umbilical

Cuidados a ter com o cordão umbilical

Se tiver um recém-nascido, irá querer saber sobre os cuidados a ter com o cordão umbilical. Do cordão umbilical que manteve o bebé alimentado no útero, agora só fica um bocadinho. À medida que vai secando, fica castanho, enruga-se e endurece. Dentro de duas ou três semanas, cairá.
Em seguida, encontrará algumas instruções que lhe permitirão cuidar do cordão umbilical, ou seja, como o ajudar a sarar, a secar e a cair de forma segura. Também aprenderá a identificar os sinais de infecção e descobrirá quando deve telefonar ao pediatra.

1- Como cuidar da zona umbilical e do cordão umbilical. Siga estes procedimentos gerais para proteger o cordão umbilical do seu bebé.

Sempre que tenha de mudar a fralda ao seu bebé, preste especial atenção à área da base do cordão que rodeia o umbigo. Para eliminar a humidade que possa acumular-se, limpe toda a zona de forma suave mas meticulosa. Não se preocupe. Não magoará o seu bebé, porque não existem extremidades nervosas no cordão umbilical.

Certifique-se de que o ar chega ao cordão umbilical. Isto ajudá-lo-á a cicatrizar e a secar mais depressa.

Tente evitar que as fraldas toquem no cordão. Pode dobrar a fralda abaixo do cordão umbilical, ou pode utilizar fraldas descartáveis com recorte na cintura.

Deixe o cordão umbilical cair por ele próprio. Costumamos recomendar que se limpe o cordão umbilical com álcool. Novos dados sugerem que se secar de forma natural, o cordão cairá mais rapidamente. Lembre-se também que os bebés nascem com eles "internos" ou "externos ". Não tente cobrir a área umbilical com moedas, pensos, ou ligaduras para mudar uma característica com que o bebé nasceu. Estas técnicas não resultarão e apenas causarão problemas.

2- Técnicas de banho
Assim que o cordão tiver caído, pode dar banho ao seu filho num recipiente ou numa banheira especial para bebés. Para mais informação, consulte o capítulo dedicado ao banho.

3-Sinais de aviso
Se o cordão libertar pus amarelo, se tiver mau odor, ou se a área à volta da base estiver vermelha ou inflamada, pode estar infectado.

A vermelhidão também pode ser causada pela irritação provocada pelo cordão umbilical seco na pele circundante. Para saber qual é a causa da irritação, puxe cuidadosamente o cordão para fora da área vermelha e marque o contorno da vermelhidão com uma caneta. Espere 30 minutos e verifique outra vez. Se a vermelhidão ainda persistir, e especialmente se se espalhou para além da marca efectuada, telefone imediatamente ao pediatra. Se a vermelhidão for apenas da irritação do cordão, esta desaparecerá por ela mesma em pouco tempo.

Ocasionalmente, poderá ver pequenas quantidades de sangue no umbigo. Isto é um processo normal, porque os vasos sanguíneos se estão a separar. Se notar que está a sangrar, primeiro tente aplicar um pouco de pressão. Se o sangue não parar após cinco ou sete minutos de pressão constante, telefone ao pediatra.

Depois de o cordão cair, o umbigo do seu bebé pode inchar um pouco e continuar a escorrer ligeiramente. O pediatra poderá tratar o problema com um medicamento que seca chamado nitrato de prata.

* Artigo realizado pelo Dr. Anthony J. Mancini

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis