Como controlar a saúde auditiva do seu bebé

Como controlar a saúde auditiva do seu bebé

Ouvir bem desde a infância ajuda no desenvolvimento das capacidades cognitivas, na competência linguística e no bem-estar emocional da criança. Hoje em dia sabe-se que aproximadamente uma em cada 300 crianças nasce com um problema auditivo grave e que quanto mais cedo o identificarmos, mais possibilidades teremos de obter os melhores resultados no seu tratamento.

Muito embora o exame auditivo universal dos recém-nascidos contribua para elucidar este aspecto em grande parte, os pais podem fazer bastante para se certificarem de que o seu filho ouve adequadamente. Lembre-se de que este exame não detectará uma perda auditiva adquirida mais tarde durante a infância. Se todos aqueles que fazem parte da vida de uma criança se preocuparem com a sua audição durante a infância, ajudarão a evitar que viva num mundo silencioso. Em seguida reproduzimos a guia de controlo elaborada pela National Campaign for Hearing Health (Campanha Nacional de Saúde Auditiva), fundação americana sem fins lucrativos.
 

Tendo em conta a idade do seu filho responda às perguntas com alguém que cuida dele habitualmente, incluindo os seus avós e as amas. Se responder ?não? a qualquer uma das perguntas ou se tiver alguma dúvida, marque JÁ uma consulta com o pediatra do seu filho, para que este o examine. Os testes formais de audição não fazem parte dos exames de rotina; geralmente realizam-se quando os pais expressam a sua preocupação ou se existem factores de risco especiais numa determinada criança, por exemplo, num bebé prematuro. Não fique em silêncio!

Guia de controlo da audição (Sim/Não)

Até aos três meses
- Reage a sons altos
- Acalma ao ouvir a sua voz
- Vira a cabeça para si quando você lhe fala
- Acorda com vozes e sons altos
- Sorri quando lhe falam
- Parece conhecer a sua voz e, quando está a chorar acalma

Três a seis meses
- Olha para cima ao ouvir um som novo
- Responde ao "não" e às mudanças de tom de voz
- Imita a sua própria voz
- Gosta de guizos e de outros brinquedos que emitem sons
- Começa a repetir sons (tais como ó, á, e ba-ba)
- Fica assustado com uma voz forte

Seis a dez meses
- Responde ao ouvir o seu próprio nome, ao som do telefone e à voz de alguém, mesmo que não seja alta
- Conhece o nome de alguns objectos (chávena, sapato) e expressões ("olá", "adeus")
- Balbucia, mesmo quando está sozinho
- Começa a responder a ordens como "Vem cá"
- Olha para coisas ou imagens quando alguém fala delas

10 a 15 meses
- Brinca com a própria voz, divertindo-se com o som e as sensações do mesmo
- Aponta ou olha para objectos ou pessoas familiares quando lhe pedem que o faça
- Imita palavras e sons simples; pode usar algumas palavras soltas com sentido
- Diverte-se a brincar com as mãos e com jogos como "Onde está?"

15 a 18 meses
- Obedece a ordens simples como "Dá-me a bola"
- Utiliza frequentemente palavras que aprendeu
- Utiliza frases com duas ou três palavras para conversar e pedir coisas
- Sabe 10 a 20 palavras

18 a 24 meses
- Compreende perguntas simples a que pode responder com "sim? ou ?não" (por exemplo, "Tens fome?")
- Compreende frases simples ("na caneca", "em cima da mesa")
- Gosta que lhe leiam histórias
- Aponta para imagens quando lhe pedem que o faça

24 a 36 meses
- Compreende "agora não" e "mais não"
- Escolhe objectos pelo tamanho (grandes, pequenos)
- Obedece a ordens simples como ?Vai buscar os sapatos? e ?Bebe o leite?
- Compreende várias palavras que definem acções (correr, saltar)

* Artigo realizado pela Dra.Suzanne Dixon

 

Pode interessar-te:

Toalhitas

Toalhitas Dodot Sensitive

Especialmente desenhada para peles sensíveis