Como enfrentar as Cólicas

Como enfrentar as Cólicas

O que são cólicas?

Que todos os bebés choram é uma realidade em todo o mundo. Regra geral, choram mais entre as 3 semanas e os 3 meses de idade e, com frequência, este ocorre geralmente durante a tarde e a noite. O tipo de choro que se pode esperar de um bebé depende do seu temperamento e das circunstâncias, mas os especialistas chamam-lhe "cólicas" quando dura três ou mais horas por dia, durante três ou mais dias por semana, por um período de três ou mais semanas.
 

Para os pais, as cólicas podem ser frustrantes e causar tensão, especialmente porque não é clara a causa e a cura (excepto o tempo). A melhor explicação parece ser que o bebé absorve as experiências do dia e chega a um ponto em que o seu sistema nervoso imaturo fica sobrecarregado. Como resultado disso, todos os sistemas do corpo realizam um esforço excessivo, incluindo o estômago, os intestinos e os músculos. Isto faz com que o bebé não consiga acalmar-se; portanto, chora. Os bebés sensíveis e activos tendem a apresentar esta tendência com mais facilidade e, inclusive, as cólicas parecem ser uma herança familiar. Felizmente, à medida que o seu filho cresce e o sistema nervoso amadurece, poderá desenvolver mais capacidades para afastar a mente de algumas coisas e estar mais capacitado para se acalmar. No entanto, até lá, a vida familiar pode ser difícil. Entretanto, o que pode fazer?

Como acalmar um bebé com cólicas
As sugestões seguintes são algumas tácticas comprovadas que ajudarão a acalmar o choro do seu bebé:

- Movimento: baloiçar, embalar, andar de carro, dançar nos braços da mãe ou do pai. Ao que parece, o movimento praticamente elimina a inquietação. Experimente com diferentes tipos de movimento, uma vez que todos os bebés são diferentes.
- Som: música (que não seja heavy metal!), cantar, ruídos suaves provenientes de uma ventoinha ou de outro aparelho eléctrico.
- Tacto: as investigações mostram que trazer um bebé num porta-bebés durante as primeiras horas do dia (quando não está a chorar), reduzirá efectivamente a duração, mas não a frequência, dos choros nocturnos. Logo que começar a chorar, pode fazer-lhe uma massagem suave nas costas, acariciar-lhe o estômago exercendo uma ligeira pressão e embrulhá-lo com uma manta para ajudá-lo a acalmar-se.
- Deixe-o desabafar: às vezes, quanto mais fazemos pelo bebé, mais aumenta a sua sobrecarga. Então, é melhor agasalhá-lo bem e deixá-lo acalmar-se sozinho. Este é um método particularmente útil quando você também começa a ficar desesperada.

Que acontece se não forem cólicas?

Em casos raros, pode alterá-lo algum componente da dieta da mãe durante o período de amamentação. Tente diminuir a cafeína ou as colas, as especiarias ou os legumes e veja se isto ajuda a aliviar o problema. Se está a dar o biberão ao seu filho, mudar o leite artificial raramente funciona, pelo que é melhor consultar o seu médico antes de seguir esse caminho. Além disso, preste atenção a qualquer doença ou ferimento; naturalmente, também podem fazer chorar o bebé.

* Artigo realizado pela Dra.Suzanne Dixon
 

Pode interessar-te: