O facto de ter uma dilatação de 80% na 31ª semana de gravidez, apesar de o colo do útero ainda estar

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

O facto de ter uma dilatação de 80% na 31ª semana de gravidez, apesar de o colo do útero ainda estar

Não menciona se é o seu primeiro filho. Se já teve outros filhos, não é assim tão pouco comum que o colo do útero comece o processo de retraimento mais cedo, mas, se é a sua primeira gravidez, então, aconselho-a a ter cuidado. Ã necessário que conheça os sinais e os sintomas de parto prematuro, no caso de lhe acontecer, para que possa informar o seu médico imediatamente. O parto prematuro é qualquer parto que ocorra antes da 37ª semana de gravidez. Se sentir alguns dos sintomas seguintes, informe o seu médico:

• Cólicas semelhantes às que se produzem durante o período menstrual, que podem ser constantes ou esporádicas
* Dor de costas pouco intensa e não localizada
* Pressão pélvica, como se o bebé estivesse a empurrar
* Aumento ou alteração nas secreções vaginais
* Cólicas abdominais, com ou sem diarreia
* Perda de líquido pela vagina

Estes sintomas poderão ser um indício de que está a entrar em trabalho de parto. Se tiver algum deles, contacte imediatamente o seu médico e certifique-se de que a examina, para verificar se o colo do útero já esta dilatado. Se estiver, precisará de tomar medicamentos que a ajudem a acelerar a maturação dos pulmões do seu bebé, para que, caso nasça antes do tempo, não tenha problemas de saúde tão sérios.

Qual a quantidade certa de actividade física? O seu organismo dir-lhe-á quando estiver a fazer demasiada actividade. Se tiver alguns dos sintomas de parto prematuro quando estiver a realizar alguma actividade física (tal como andar, correr, pegar nos seus filhos ao colo, transportar embalagens pesadas, viajar), então, deverá interromper a actividade até à 37.ª semana de gravidez, quando estará fora de perigo de um parto prematuro. Boa sorte.

Pode interessar-te: