Depois dos alimentos cortados em pedaços, qual é a etapa seguinte em que as crianças comem sozinhas?

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Depois dos alimentos cortados em pedaços, qual é a etapa seguinte em que as crianças comem sozinhas?

Não deixe o seu filho usar as mãos para coisas que se comem com colheres. Em vez disso, dê-lhe uma colher para que a segure enquanto lhe dá de comer com outra, até ele conseguir usar a colher sozinho. Se ele meter a colher na prato, diga-lhe como ele é inteligente. Se ele tentar levar o puré de cenouras à boca e este acabar por cair no chão, faça de conta que não vê. (Certifique-se de que coloque um pano protector - pode comprar um plástico, com cores vivas, ou simplesmente usar os panos tradicionais de algodão - de forma a tornar mais fácil a limpeza depois da refeição.) Retire o prato e a colher quando parecer que ele acabou de comer, em vez de o deixar continuar a brincar com a comida. Embora brincar um bocado seja perfeitamente normal, a mensagem é a seguinte: "Esta é a forma como comemos quando temos fome e paramos quando estivermos satisfeitos." O processo de aprender a comer é semelhante ao processo global de crescer, aprende-se a fazer as coisas, pratica-se e, por sua vez incrementa-se a independência. O que lhe convém fazer é tornar o acto de comer agradável bem como ter a certeza de que o seu filho aprende a forma adequada de o fazer.

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