Como consigo que a minha filha de 13 meses coma algo mais do que apenas comida para bebé?

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Como consigo que a minha filha de 13 meses coma algo mais do que apenas comida para bebé?

Desde que a sua filha seja uma criança saudável e esteja a crescer a um ritmo normal, não há uma necessidade imediata de começar a alimentá-la com alimentos sólidos. Os bebés estão preparados para comer alimentos sólidos quando conseguem alimentar-se sozinhos, seja à mão ou com colher, e quando demonstram algum interesse pelo que os outros estão a comer à mesa. Pode acontecer que a sua bebé esteja pronta para comer sozinha, mas o interesse pode ainda não se ter manifestado. Seguem-se algumas sugestões para a incentivar a interessar-se pelos alimentos sólidos.

* As crianças mais pequenas adoram brincar com a comida. Deixe a sua filha brincar com alimentos sólidos mesmo que suje a cozinha.

* Deixe-a comer com a família e faça-lhe elogios. * Veja quais são os alimentos dos pratos dos irmãos ou dos seus pais lhe despertam especial atenção e coloque-lhos num prato de plástico ao alcance dela.

* Introduza primeiro um novo alimento sólido quando ela tiver muita fome.

* Aja naturalmente ao servir alimentos novos e perante qualquer tipo de recusa. Se não conseguir demovê-la, experimente outro alimento sólido e aguarde umas semanas antes de lhe voltar a dar o alimento que foi recusado.

* Tente não se sentir frustrada quanto aos progressos da sua filha. Procure ver os progressos de semana a semana ou de mês a mês e não de dia para dia.

Pode interessar-te: