Pampers

Como funciona e de que é feita uma fralda Dodot®?

Os pais querem uma fralda 100% segura e confortável, que mantenha o bebé seco e lhe permita explorar o mundo. A Dodot® desenvolve fraldas há 50 anos exatamente com isto em mente: assegurar que o desempenho e o conforto andam de mãos dadas com a segurança.

Descubra tudo sobre aquilo que garante a qualidade e fiabilidade das fraldas Dodot®, desde a seleção dos ingredientes (aqueles que usamos e não usamos!), ao seu modo de funcionamento.

Uma composição 100% segura, divulgada com total transparência.

Antes de se tornarem parte de uma fralda Dodot®, todos os ingredientes são submetidos a uma rigorosa seleção.

Os nossos inverstigadores trabalham em colaboração direta com pediatras, dermatologistas pediátricos e toxicologistas de maneira a validar a segurança dos ingredientes e de todos os nossos produtos acabados para bebé.

Todos os ingredientes que utilizamos são dermatologicamente testados e cumprem rigorosamente com os critérios de avaliação do Comité Científico para a Segurança dos Consumidores da UE, SCCS/1564/15 relativo à utilização segura de substâncias.

A gama Dodot® bebé-seco vai um passo mais longe, uma vez que foi certificada como STANDARD 100 da OEKO-TEX®, uma certificação independente que testa a presença de centenas de substâncias adversas. Esta certificação é particularmente exigente com os produtos em contacto direto com a pele sensível do bebé.

Sabia que?

A Dodot® comunica a sua lista completa de ingredientes no site. Estes também estão disponíveis nas embalagens de fraldas Dodot bebé-seco™ . Dodot Pants™, Dodot Activity™ e Dodot Senstitive™, para que os pais possam fazer a sua escolha com total transparência.

Como funciona e de que é feita uma fralda Dodot®?

Cada parte de uma fralda Dodot® tem um papel específico, mas todas têm o mesmo objetivo: proporcionar conforto e segurança ao bebé e oferecer o melhor desempenho.

Núcleo absorvente
Fechos elásticos
Elásticos flexíveis
Indicador de humidade
Camada posterior impermeabilizante
Desenhos divertidos
Loção
Camada secura express

Núcleo absorvente: Este é o núcleo da tecnologia Dodot®! Absorve a humidade e mantém-na afastada da pele do bebé para garantir que permaneça saudável e seca.

Aqui está a composição do núcleo absorvente:

  • Super absorvente: é um material comum a todas as fraldas descartáveis, que tem a capacidade de absorver até 30 vezes o seu peso! Absorve e retém o líquido em apenas alguns segundos. Estes super absorventes são totalmente seguros e quimicamente inertes, como comprovado por mais de 400 estudos sobre este componente (realizados em mais de 300 000 fraldas!) e por possíveis contatos, em particular com a pele.
  • Celulose: é um material de origem natural que absorve a humidade. Toda a celulose usada nos produtos Dodot® é de origem sustentável. Esta é uma das formas pelas quais a Dodot® está comprometida com a sustentabilidade florestal e respeita os requisitos da regulamentação europeia nº 995/2010.

A Dodot® desenvolveu uma combinação única de superabsorventes e celulose para fraldas de alto desempenho que são muito confortáveis para o seu bebé. Encontrar o equilíbrio certo entre o uso de superabsorventes e celulose garante que a fralda não é nem muito espessa nem dificulta os movimentos do bebê (e ajuda a evitar o incómodo descair da fralda devido ao “vulto húmido”!).

Camada secura express: atrai a humidade para o interior da fralda para manter a pele do bebé bem seca. A camada superior, que entra em contacto com a pele do bebé, contém fibras de polipropileno que a tornam macia e confortável.

Camada posterior impermeabilizante: esta é a parte de fora da fralda. Impede que a humidade passe para a cama ou para a roupa do bebé. É composta por polietileno e um envelope interno de polipropileno que lhe confere suavidade e conforto.

Fechos elásticos: estas tiras reposicionáveis são macias e mantêm a fralda perfeitamente ajustada ao seu bebé. São compostas por fibras de polipropileno e poliéster que lhe conferem suavidade e flexibilidade para um maior conforto para o seu bebé.

Elásticos flexíveis: ajudam a fralda a adaptar-se à forma do corpo do seu bebé, ao redor das pernas, para maior conforto e para evitar fugas. A Dodot® não usa borracha nem látex que possa ser alergénico. Em vez disso, usamos elastano e polipropileno.

Adesivos: são utilizados para manter todos os componentes juntos e evitar fugas. Não entram em contacto com a pele do seu bebé. A Dodot® utiliza apenas adesivos sem solventes.
Respondendo aos pedidos dos nossos consumidores, trabalhámos com os nossos fornecedores para melhorar o cheiro de alguns dos nossos adesivos. Todos estes ingredientes são submetidos a uma seleção rigorosa e a uma avaliação detalhada, e foi demonstrada segurança na sua utilização. Nenhum dos 26 alergénios da lista do regulamento de cosméticos da UE é utilizado nestes ingredientes.

Loção*: para proteger a pele do seu bebé e ajudar a reduzir o risco de assaduras, colocamos um bálsamo protetor patenteado na camada superior da fralda. Os ingredientes desta loção estão em conformidade com os regulamentos europeus. Contém:

  • Petrolato: “O petrolato nada mais é do que a popular Vaselina®, uma substância segura e inofensiva comumente utilizada em dermatologia há mais de 100 anos. (…) Muito usado para reduzir o risco de assaduras em recém-nascidos”, explica o Dr. Alain Taïeb, chefe de Dermatologia Pediátrica da CHU do Hospital de Bordéus. O petrolato que utilizamos é submetido a uma purificação de grau farmacêutico e é totalmente seguro para bebés.
  • Extrato da folha de Aloe barbadensis (Aloe Vera) para suavidade.
  • Parafina líquida, que é uma substância gordurosa utilizada em farmácia para combater a desidratação.
  • Para obter propriedades hidratantes, utilizamos um emulsificante comumente usado em farmácia chamado álcool estearílico.

Leia a embalagem para verificar a presença de loção nas fraldas Dodot®.

Desenhos divertidos: localizados no lado de fora da fralda, divertem os pais e os bebés! Contêm pigmentos não sensibilizantes que não são solúveis em água (por isso não podem penetrar na pele).

Indicador de humidade (apenas nas nossas fraldas Dodot Activity™ e Dodot Senstitive™): Tão útil! A faixa muda de cor para informar quando é hora de mudar a fralda ao bebé! É uma faixa amarela que reage às variações do pH: fica azul quando em contacto com o xixi do bebé.

Elastano, poliéster, polipropileno... o que são?

Todas as fibras contidas nas fraldas Dodot® também podem ser encontradas… nas suas roupas e nas do seu bebé! São fibras técnicas com propriedades específicas que contribuem para o conforto e desempenho das fraldas Dodot®.

  • O polipropileno proporciona suavidade e conforto a todas as partes da fralda que estão em contacto com a pele do bebé. É uma fibra extremamente resistente; não rompe, evita a formação de borbotos e evita o atrito com a pele.
  • O poliéster ajuda a espalhar a humidade por todo o comprimento da fralda. Também é amplamente utilizado em roupas desportivas.
  • O polietileno tem duas propriedades particularmente importantes: é repelente à água e respirável. Clinicamente testado, evita fugas e ajuda a pele a ficar bem seca graças aos seus canais de microarejamento.
  • O elastano é uma fibra elástica contida em muitos tecidos, incluindo nas roupas de maternidade, por exemplo! Graças às suas propriedades elásticas, ajuda a fralda a ficar perfeitamente no lugar, acompanhando os movimentos do bebé e evitando marcas ou fugas.

Estas fibras são habilmente combinadas para atrair e reter a humidade no centro da fralda, evitando a proliferação de bactérias.

Porque queremos dar ao seu bebé fraldas e fraldas-cueca 100% seguras, há algumas coisas que não adicionamos à composição dos nossos produtos.

A Dodot® não adiciona nenhum ingrediente indesejável aos seus produtos. A segurança do bebé sempre foi a nossa maior prioridade.

Nós NÃO adicionamos os seguintes ingredientes às nossas fraldas:

  • Conservantes. A Dodot® não usa conservantes nas suas fraldas, nem usamos: formaldeído ou precursores de formaldeído; MIT ou CMIT; parabenos; fenoxietanol; compostos quaternários de amónio (QACs); triclocarbano ou triclosano.
  • Bisfenol A (BPA), dioxinas, corantes dispersos, cloro elementar, etanol, metais pesados ​​(como chumbo e mercúrio), estananos, parabenos, pesticidas, fenol, cloreto de polivinilo (PVC), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH).
  • Látex e borrachas naturais que podem ser alergénicos.
  • As nossas fraldas Dodot bebé-seco™. Dodot Pants™, Dodot Activity™ e Dodot Senstitive™ não contêm nenhum dos 26 alergénios listados pela agência de regulamentação da União Europeia.

Algumas desas substâncias estão presentes no meio ambiente e, portanto, podem ser encontradas em vestígios de uma ampla variedade de produtos de uso diário, como fraldas, água da torneira e alimentos.

Se tiver alguma pergunta relacionada com os produtos Dodot®, consulte a nossa página de perguntas frequentes o contacte-nos através do 800 855 729 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).

*Algumas das nossas fraldas contêm loção.

Pode interessar-te: