Como saberei se estou grávida?

Conteúdos
verificados por:

Partnership logo

Como saberei se estou grávida?

Se pensa que pode estar grávida, estará desejosa de sabê-lo com segurança.

O melhor é realizar um teste de gravidez em casa. Actualmente é possível adquirir nas farmácias testes de gravidez que podem utilizar-se com poucos dias de atraso e demoram menos de meia hora a dar o resultado. Funcionam com uma amostra de urina. São rápidos, cómodos, confidenciais e muito precisos. No entanto, inclusive os testes de gravidez mais modernos podem equivocar-se. Em algumas ocasiões pode acontecer que o teste dê um falso positivo. Se descobrir que está grávida, é importante que marque uma consulta com o seu obstetra.

Também pode solicitar um teste de gravidez ao seu médico ou num centro de planeamento familiar. Mesmo assim, em determinadas farmácias ou laboratórios de análises podem realizar testes de gravidez.

Além disso, o corpo dá alguns sinais que permitem saber se está grávida:

- Falta de um período menstrual (amenorreia)

- Micção frequente

- Peitos inchados e sensíveis

- "Enjoos matinais", uma indisposição que pode ocorrer a qualquer hora do dia

- Mudanças na cor da pele: escurecimento das auréolas (em volta dos mamilos), intensificação da cor das veias nos seios e aparecimento de uma linha escura entre o umbigo e a púbis

- Desejos

Se notar algum destes sintomas e suspeitar que pode estar grávida, faça um teste de gravidez quanto antes. Se estiver grávida recorra ao seu médico para organizar a assistência pré-natal, o que permitirá que a gestação comece da melhor maneira possível.

* Artigo realizado por Elaine Zwelling e o Dr. Jim Thornton

Pode interessar-te: