A362

O que pode aliviar o desconforto da dentição?

Um dos melhores remédios que existem contra as dores da dentição é um alimento fresco ou congelado. Para os bebés que têm as gengivas inflamadas, mordiscar alimentos de consistência macia mas fria é agradável. O alívio surge da pressão da mordida nas gengivas!

O que é que lhes acontece na realidade?

A tensão que se produz nos maxilares dos bebés e a rutura das gengivas ao romperem os dentes, faz com que estas fiquem vermelhas e inflamadas. É por isso que é absolutamente normal que o bebé fique mais agitado ou irritável e que tente morder tudo o que lhe aparece à frente: é uma tentativa desesperada para acalmar o desconforto que sente. O desconforto aumenta nos meses de verão, porque o frio retrai a gengiva mas o calor dilata-a.  

Não precisa de se assustar, basta manter a calma e saber que se trata de um processo perfeitamente normal. Se o seu bebé a vir tranquila, ajudá-lo-á igualmente a acalmar-se.

 

Dicas para aliviar o desconforto

O que mais os acalma é esfregar as gengivas, ou seja, morder alguma coisa. E a ser possível, muuuuuuito fria, uma vez que o frio reduz a inflamação e diminui ligeiramente a sensibilidade na zona. Seja qual for o alimento que utilizar para aliviar a dor do seu bebé, dê-lho apenas quando este estiver sentado e sob a sua supervisão ou a de outro adulto.

  1. Uma cenoura grande e fria (suficientemente grande para que o bebé não consiga mordê-la e asfixiar com os pedaços) é uma boa ideia. Mas só enquanto os dentes estiverem a romper, porque se já tiver dentes pode trincá-la e isso seria perigoso.

     

  2. Um biberão de água gelada adormecerá as gengivas doridas e inchadas e acalmará temporariamente a dor.

     

  3. Há mordedores cheios de água que se podem meter no congelador e que foram pensados precisamente para este efeito.

     

  4. Um pouco de fruta fresquinha, lavada e descascada.

 

Brincando, tudo dói menos

Entretenha-o e brinque com o seu bebé, assim irá distrair-se e esquecer um pouquinho a dor. Mas faça-o, sabendo que levará à boca tudo o que tiver à mão, por isso certifique-se que está tudo limpo e que é seguro para o bebé morder.

 

Terapia medicinal

  • Pode fazer-lhe uma ligeira massagem nas gengivas com as pontas dos dedos e uma gaze embebida em camomila.
  • Se a dor for muito forte e o médico o aconselhar, esfregue-lhe as gengivas com umas gotas de paracetamol ou ibuprofeno.
  • Se o bebé chegar ao ponto de não conseguir dormir por causa da dor, consulte o pediatra para lhe dar a dose adequada de paracetamol, e peça-lhe que examine o bebé para se certificar que não existem outros problemas.

 

Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Esperamos ter podido ajudá-la e incentivamo-la a viajar pelo mundo ou a ir visitar a família de avião com o seu bebé.



Pode interessar-te: